Reunidos na manhã desta segunda-feira (21), em reunião extraordinária, os vereadores aprovaram, em discussão e votação únicas, o projeto de resolução 505 que autoriza a recomposição salarial dos servidores do Legislativo Municipal em 10,8% (dez vírgula oito por cento), a contar de 1º de março de 2022, tendo como referência os vencimentos e proventos do mês de fevereiro de 2022. A matéria se aplica aos servidores ocupantes de cargos efetivos, comissionados, aos servidores inativos e pensionistas, aos servidores contratados por tempo determinado e aos agentes políticos. A recomposição é resultado de uma tranquila discussão entre Mesa Diretora, Sindicato e servidores desta Casa Legislativa.

A recomposição de perdas inflacionárias é direito constitucional. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considera a inflação oficial do país. O brasileiro começou o ano esperando algum alívio no bolso, depois da inflação de dois dígitos em 2021, mas os preços dos combustíveis e dos alimentos seguem pressionando o custo de vida este ano. Segundo a apuração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 12 meses, o IPCA acumula alta de 10,54%, acelerando frente aos 12 meses até janeiro (10,38%), se mantendo acima do dobro do teto da meta para o ano. Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em fevereiro, mas os principais impactos vieram dos preços dos grupos da Educação (5,61%) e Alimentação e Bebidas (1,28%). Juntos, os dois grupos representaram cerca de 57% da inflação de fevereiro.

Outros dois projetos de resolução com conteúdo relacionado diretamente com a Câmara, também foram aprovados nessa reunião. Um deles foi o PR 506 que trata sobre o regime de diárias dos servidores e vereadores da Câmara Municipal contendo na matéria a fixação dos valores das diárias, critérios para recebimento, prazo para requerimento, dentre outros.

Compartilhe isso:

Divulgue seu negócio conosco