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Prefeitura de Coronel Fabriciano trabalha para restabelecer serviços atingidos por ataque cibernético

Apesar do transtorno aos serviços administrativos e burocráticos, não houve vazamento de dados dos cidadãos, servidores e do próprio município

A Prefeitura de Coronel Fabriciano trabalha diuturnamente e já está restabelecendo, gradativamente, em segurança, os sistemas administrativos e serviços burocráticos afetados pelo ataque cibernético, ocorrido na última segunda-feira 23/10. 

Apesar do transtorno, não houve vazamento de dados dos cidadãos, servidores e da administração municipal, prejuízos ao erário público ou ainda “pedidos de resgate” por parte dos criminosos. Os protocolos de segurança da informação adotados pelo município protegeram os dados, impedindo a realização de sequestro e cópia.

O ataque comprometeu a gestão de informações, mas pouco prejudicou a prestação de serviços aos cidadãos, limitando a dificuldade aos pagamentos de tributos, licitações, pagamentos de fornecedores, dentre outros. No entanto, a assistência ao cidadão, nas áreas de saúde, assistência social e educação, foi mantida em sua integralidade. 

Nesta segunda-feira, 30/10, a Prefeitura convocou uma coletiva com imprensa para esclarecer o ocorrido e detalhar as próximas etapas do trabalho já iniciado. 

A entrevista foi conduzida pelos secretários de Governança Política, José Márcio Pereira; Financeira e Orçamentária, Wander Ulhôa; Procurador Geral do Município, Denner Franco. Também estava presente, o Gerente de Projetos da Sonner, Robert de Paula Martins. 

“Tão logo tomou conhecimento, as autoridades competentes foram acionadas. Protocolos de segurança foram obedecidos e se mostraram eficientes, pois não conseguiram cópias dos dados do nosso município. A segurança que podemos dar aos cidadãos é que estes dados que o município é portador deles, sobretudo os dados sigilosos e sensíveis, não ‘foram parar nas mãos destes hackers’. Mas vamos trabalhar para aprimorar os nossos sistemas diariamente”, assegurou o Procurador Denner Franco.

O município registrou boletim de ocorrência junto as Polícias Civil e Militar para providências em relação ao crime cibernético. Durante coletiva o procurador lembrou que o problema também foi registrado em outras prefeituras do país como: Poços de Caldas, Araguari e Divinópolis.

RESTABELECIMENTO DOS SERVIÇOS EM SEGURANÇA 

O trabalho para o restabelecimento total do sistema da Prefeitura de Coronel Fabriciano (Portal do Cidadão, Servidor, Empresa) tem sido feito de maneira ininterrupta por servidores de diversos setores, em especial pelo setor de departamento de Tecnologia da Informação com suporte da Sonner. 

A Prefeitura informou que a empresa de sistemas Sonner foi acionada para colaborar com a resolução do problema, bem como a empresa responsável pelo backup em nuvem, Unitec. 

O secretário de Governança Política, José Márcio Gomes Pereira, explica que “os sistemas já recuperados serão liberados no ambiente digital quando estiver seguro em sua totalidade”. 

“Não houve perda de dados, porque nós temos a segurança de fazer o backup de todas as informações. É um volume grande que está sendo restabelecido conforme prioridades, mas mantendo sua integralidade e segurança”, completa José Márcio Gomes Pereira.

SERVIDOR E CIDADÃO

Durante a coletiva, o secretário de Governança Financeira e Orçamentária, Wander Ulhôa afirmou que a “prioridade é restabelecer os dados para efetuar a folha de pagamento do funcionalismo público municipal”, historicamente paga no último dia do mês. “Estamos falando em 3 mil servidores e estamos trabalhando para efetivar o pagamento até quarta-feira”, completa. 

O secretário também esclareceu sobre os demais serviços da pasta: “No caso das guias vencidas a partir da data do ataque cibernético, elas poderão ser validadas posteriormente, sem prejuízo para o contribuinte. Já o processamento de pagamentos, há uma inércia e serão retomados, conforme a programação, assim que o sistema for restabelecido.”

“Apesar dos serviços de emissões de guias ainda estarem suspensos, as Gerências  Tributária e de  Arrecadação; de Protocolo retomaram o atendimento ao público para tirar dúvidas dos contribuintes.”

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