Numa iniciativa inédita, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (19) o Programa de Formação de Gestores Escolares por Mentoria, voltado para a capacitação dos diretores escolares em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa visa melhorar a gestão escolar com o preparo avançado dos gestores por meio de uma mentoria constante e presente. A formação continuada foi personalizada conforme as necessidades do município e de forma pioneira será a base do aperfeiçoamento dos novos gestores.
A iniciativa também vai possibilitar diálogo e troca de experiências entre os gestores, sempre com foco nos resultados.
“Nós estamos construindo uma nova forma de gestão escolar, com excelência. Nosso alvo são os diretores, mas os beneficiados serão alunos da rede municipal de ensino. Quando temos diretores de excelência temos também alunos de excelência”, afirma Juliana Muniz, Assessora de Gestão da SME.
Novos gestores
O Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares está previsto na Lei Municipal de Gestão Democrática nº 3461/2015, que prevê ações focadas na preparação dos candidatos a compor chapas para o processo eleitoral das escolas.
Os cursistas que alcançarem aproveitamento satisfatório e que atenderem aos requisitos da Lei estarão aptos a participarem das eleições escolares do ano seguinte.
O secretário municipal de Educação, Cairo Monteiro, lembra que Ipatinga já possui um histórico premiado na educação. “Estamos fazendo isso para melhorar ainda mais, para transformar uma educação que já é de qualidade numa qualidade ainda mais superior”, disse.
Entre os diretores, a formação por mentoria é vista com bons olhos. “O esperado é sucesso enquanto gestores. Temos certeza que essa formação vai trazer muitos benefícios para todos nós”, afirma Eliane Leal, diretora escolar.