A Associação dos Amigos dos Excepcionais de Timóteo (APAE), participou entre os dias 3 a 5 de abril do XV Congresso das Redes Mineira das Apaes “V Fórum Mineiro de Auto Gestão, Autodefesa e Familia “Vida Independente e Deficiência Intelectual – Vivencias, Práticas e Desafios”, promovido pelo APAE de Belo Horizonte.
Na ocasião a APAE de Timóteo, representada pelo coordenador de esporte do Programa Paralímpico “CRE SER” APAE Timóteo, professor de Educação Física Bruno Flávio de Moura, recebeu o prêmio Eduardo Barbosa pelo terceiro lugar entre todas as APAE de Minas Gerais, durante o Seminário de Boas Práticas, na área da Assistência Social, voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas como sem autismo.
O projeto em destaque foi o do Esporte Especializado que é desenvolvido pela APAE de Timóteo. Atualmente proejtos esportivos da APAE contam com apoio da Administração Municipal de Timóteo que, incluisive recententemente, reeetabeleceu a utilização da quadra poliesportiva da entidade. Para o Subsecretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Secretara Municipal de Educação, Professor Cláudio Gualbertto, a presença e o desempenho da APAE de Timóteo em um evento estadual de tamanha enevergadura é motivo de orgulho especialmente pela parceria do Município no desenvolvimento das políticas públicas de incentivo e fomento ao paradesporto.
O carro-chefe dessas políticas públicas é o Programa de Esporte CRE SER, que conta com apoio institucional da Subsecretaria Municipal de Esporte de Timóteo e é desenvolvido com excelência pela APAE Timóteo, desde 2021 com o patrocínio da VALE, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A parceria da APAE com a VALE incrementou resultados individuais e coletivo, para além das expectativas iniciais, com desempenho inédito da entidade. As partes já asseguraram recursos incentivados da parte apoiadora, para as próximas duas temporadas: 2024-2026, assegurando a continuidade das atividades junto ao Ministério do Esporte.