Após o presidente Lula anunciar a construção de um campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Ipatinga, o prefeito da cidade, Gustavo Nunes, usou suas redes sociais para criticar a promessa. “O Lula e o PT estão prometendo uma faculdade federal aqui desde 2013 e, agora, mais uma vez, em ano eleitoral, prometem novamente”, postou o prefeito.
A publicação gerou uma onda de críticas na internet. Diversos moradores de Ipatinga manifestaram sua insatisfação com a postura de Gustavo Nunes. “Nossa, perdendo tempo em fazer propaganda contra! Preocupe mais com as suas obras paradas, prefeito!”, comentou um dos moradores.
Outras pessoas também opinaram sobre a postagem. “Prefeito, entendo o seu questionamento. Mas não seria melhor se unir e trabalhar junto para trazer, de fato, a faculdade para a cidade? Criticar é importante, mas unir forças pode trazer resultados melhores para Ipatinga. A cidade deve estar acima das ideologias partidárias.”
A reação da população mostrou uma preocupação com o posicionamento do prefeito, que é um conhecido apoiador do ex-presidente Bolsonaro. Muitos interpretaram sua crítica como uma oposição à instalação da universidade em Ipatinga, o que poderia prejudicar o desenvolvimento educacional da cidade.
Apesar das críticas, Gustavo Nunes deixou um recado final em sua postagem: “Eu não acredito no Lula, mas Deus abençoe que agora seja verdade!”
A promessa de Lula de estabelecer uma universidade federal na região reacende esperanças antigas e promete movimentar o cenário educacional e político de Ipatinga.