Nesta quarta-feira (12), o 7º Pelotão de Bombeiros Militar (7ºBBM) de Timóteo realizou exercícios simulados de evacuação no Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT), iniciativa que contou com a participação dos colaboradores da unidade hospitalar. A atividade teve como objetivo difundir a cultura de prevenção, de autoproteção e treinamento do público interno do HMT em situações de incêndio e pânico bem como evacuação de pacientes com monitoramento do tempo resposta.
Esses exercícios ajudam a identificar possíveis gargalos e situações que possam comprometer a execução das atividades de salvamento e o atendimento operacional em caso de real necessidade. Para o diretor do HMT, Belmiro Costa, esse tipo de simulado com o Corpo de Bombeiros é fundamental para conscientizar os funcionários, evitar e reduzir riscos e danos ao patrimônio em casos reais.
“Como parte de todos os investimentos que temos feito em infraestrutura capacitação, a prevenção contra sinistros e outros acidentes não poderiam ficar de lado. Foi um momento muito importante para que todos os colaboradores compreendessem como agir para salvar vidas”, disse Belmiro Costa.
Treinamentos salvam vidas
Além de chamar a atenção para a necessidade de se regularizar e manter o sistema preventivo em condições, os treinamentos são essenciais como forma de orientar os profissionais que trabalham no ambiente hospitalar ao padronizar procedimentos para que todos sigam as mesmas orientações. Esse tipo de simulado reduz o tempo de resposta, identifica falhas, testa os recursos e equipamentos existentes cujo propósito é o de salvar vidas. “Foi extremamente positiva essa ação e aproveito para agradecer o 7º Pelotão Corpo de Bombeiros e aos nossos colaboradores pelo compromisso”, disse o diretor do HMT.