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Timóteo se credencia ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação

O Município de Timóteo por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está credenciado a concorrer ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização que confirma o comprometimento da atual gestão do prefeito Douglas Willkys e do vice-prefeito e secretário de Educação José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, com a Educação.

De acordo como Ministério da Educação, “o selo é mais do que um símbolo — é a prova de que os estados, os municípios e o Distrito Federal estão comprometidos com a alfabetização de todas as crianças na idade certa”. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do MEC para cumprir a Meta 5 do Plano Nacional de Educação. O objetivo da ação é que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas com qualidade e equidade na idade certa.

As inscrições para o selo terminam na próxima sexta-feira (8), a mas a Secretaria de Educação de Timóteo já encaminhou a documentação no início desta semana. De acordo com a gerente pedagógica Sirlaine Castro Araújo para se credenciar o Município tem cumprido ao longo dos últimos anos uma série de iniciativas que o respaldou na busca pelo selo Ouro.

“Ao longo da gestão do Douglas e do Professor Vespa nós fizemos o dever de casa melhorando a infraestrutura escolar, ampliando o acervo de livros e Cantinhos de Leitura nas escolas, dando formação continuada aos profissionais da educação, entre outras ações importantes”, citou Sirlaine. O resultado deve ser divulgado pelo MEC no início do próximo ano.

Ela lembra que ano passado o Município pactuou com o MEC o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que trouxe uma série de ações que, por sua vez, foram desenvolvidas junto a Educação Infantil e Anos Iniciais e em face desse cumprimento Timóteo se credenciou a concorrer ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. 

Foram 20 questões exigidas pelo MEC como ações de integração ao território estadual, instituição e implementação da política de alfabetização, formação docente e distribuição de materiais didáticos complementares, entre outras. Para cada uma dessas ações foi necessário encaminhar documentos, comprovantes, projetos, resoluções comprovando a execução das políticas públicas para elevar o nível da educação na cidade.

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