O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesdente (CMDCA) de Ipatinga, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SMAS), com a participação do Comitê do Programa Descubra, realizou nesta quarta-feira (13), no Salão Mário Lúcio, no Ipaminas Esporte Clube, o evento “Fortalecendo a Rede da Infância e Adolescência”.
O encontro serviu especialmente para demonstração dos resultados de projetos realizados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Durante a programação, foram compartilhados depoimentos emocionantes de adolescentes, que contaram um pouco de sua história e do impacto positivo a partir da primeira oportunidade de trabalho como jovem aprendiz.
Representantes de instituições que apoiam adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social também se pronunciaram. O procurador do Trabalho, Túlio Mota Alvarenga, falou das realizações significativas do Programa Descubra.
A programação incluiu, ainda, a entrega de homenagens às empresas, entidades, instituições e órgãos que apoiam a causa da infância.
“O objetivo do evento foi prestar contas para a sociedade, aos empresários, para aquelas pessoas que investem no Fundo Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente e no Conselho da Criança, para dar uma resposta do que foi realizado no município neste ano de 2024. Nós também fizemos uma entrega de homenagens do Programa Descubra, que tem dado certo graças à parceria das empresas que abraçaram esta causa. E também aproveitamos para sensibilizar mais empresas a destinarem recursos ao FMDCA”, detalhou o presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira Rodrigues.
FMDCA
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente em benefício desse público, com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesdente.
Descubra
Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, o “Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!” busca promover o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional.