Só aqui notícias

Ipatinga receberá R$ 1 milhão em antecipação do Piso Mineiro para enfrentar calamidade após chuvas

Após ser atingida por fortes chuvas que deixaram 10 mortos e mais de 400 desalojados, o município de Ipatinga, no Vale do Aço, receberá cerca de R$ 1 milhão em antecipação do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo. O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quarta-feira (15 de janeiro), durante coletiva de imprensa. Além de Ipatinga, outros municípios em situação de emergência devido às chuvas também serão contemplados com o adiantamento do recurso.

“Vamos antecipar para Ipatinga e municípios em situação de emergência o Piso Mineiro de Assistência Social. Ipatinga vai receber um milhão de reais nesse recurso para atuar em ações sociais. Isso dá um reforço no caixa da prefeitura para que ela possa continuar atuando em frentes sociais. A ideia é que a prefeitura gerencie esse recurso, que seria pago ao longo do tempo, de forma imediata, para que a cidade tenha essa disponibilidade”, afirmou Zema.

O Piso Mineiro de Assistência Social é um recurso pago anualmente aos municípios para o desenvolvimento de ações e programas sociais. No entanto, devido à situação crítica enfrentada por Ipatinga, o governo estadual decidiu adiantar o pagamento para possibilitar a execução de medidas urgentes de assistência à população.

Durante o anúncio, o governador Romeu Zema aproveitou para criticar o ex-governador Fernando Pimentel (PT), que suspendeu o pagamento do Piso Mineiro entre 2015 e 2019. “Vale lembrar que no governo passado esse piso teve o pagamento suspenso. Nós já pagamos o que ele não pagou, demos um aumento de 51% há três anos, e estamos pagando anualmente. Agora vamos antecipar para as cidades afetadas”, disse Zema.

A medida foi bem recebida pela administração de Ipatinga, que enfrentou grandes dificuldades devido aos estragos provocados pelas chuvas. O valor adiantado será fundamental para reforçar o atendimento às famílias desalojadas, além de auxiliar na recuperação da infraestrutura e na prestação de serviços essenciais à população.

Compartilhar

    Divulgue seu negócio conosco