Só aqui notícias

CMDCA de Ipatinga inaugura Espaço Seguro e Amigável para receber crianças e adolescentes que estão no abrigo

Objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde o público atendido possa se sentir protegido

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ipatinga, em parceria com a Fundação Abrinq, a instituição Horta Comunitária Criança Feliz e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou nesta segunda-feira (24) o “Espaço Seguro e Amigável”, montado para receber crianças e adolescentes que ainda se encontram no abrigo temporário do Centro após a tromba d’água que atingiu a cidade em 12 de janeiro.

A representante da Fundação Abrinq, Cleoneide Oliveira, explica que a estruturação do “Espaço Seguro e Amigável” é uma estratégia da organização para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes afetados por emergências humanitárias. “A Fundação realiza esse trabalho emergencial em situações de calamidade. Por exemplo, no Rio Grande do Sul e em outras cidades que passaram por situações semelhantes”. 

A estrutura foi montada em uma das salas da Horta Comunitária, que já presta o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes em Ipatinga. O objetivo é apoiar e proteger esse público na reconstrução de suas rotinas, restaurando um senso de normalidade e continuidade.

“O objetivo maior realmente é esse: garantir proteção integral e defesa das nossas crianças e adolescentes da melhor forma possível. Contamos com a equipe multidisciplinar da Horta Comunitária para atender essas crianças no horário em que não estejam na escola. Essa equipe está capacitada, inclusive, para identificar situações de violação de direitos e realizar os encaminhamentos necessários”, destaca o presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira.

Estrutura

Para a montagem e estruturação da sala, a Fundação Abrinq enviou um kit contendo tablado emborrachado, pufes, livros, material pedagógico e brinquedos. A organização sem fins lucrativos também oferece um curso de capacitação para os profissionais que participarão do projeto.

“Nosso agradecimento a todos os envolvidos nesta iniciativa. A inauguração deste espaço representa o esforço conjunto de várias mãos: Abrinq, CMDCA, Assistência Social e Horta Comunitária”, ressaltou Leonardo.

A proposta é que crianças e adolescentes frequentem a instituição no contraturno escolar, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro, onde possam interagir com outras crianças e receber o acompanhamento de profissionais preparados para apoiá-los no dia a dia.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco