Só aqui notícias

Timóteo avança nos anos iniciais do ensino fundamental conforme levantamento do Ministério da Educação

O Município de Timóteo foi destaque ao ocupar as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgada pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do levantamento, feito em 2023, foi anunciado no dia 14 de agosto. Esse é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) Timóteo alcançou a nota 6,6 ficando acima da média nacional que foi de 6 pontos e também da média do Estado de Minas Gerais que pontuou em 6,3. Dessa forma o município superou a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021) que era 6 pontos. 

Divulgado a cada dois anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota obtida por Timóteo no Ideb para os anos iniciais superou as marcas obtidas pelos demais estados da região Sudeste como Espírito Santo, que obteve a pontuação de 6,3; São Paulo (6,5) e Rio de Janeiro (5,9). 

“Fico extremamente feliz com esse resultado o que demonstra que o nosso planejamento e os investimentos que fizemos na Educação foi acertado. Nesse momento é preciso agradecer a toda a equipe da Secretaria de Educação, professores, diretores e demais profissionais que contribuíram para essa marca que, na minha opinião, é histórica e nos estimula a continuar avançando. Não podemos esquecer também de cumprimentar os alunos pelo comprometimento que garantiu esse desempenho”, afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa.  

A pontuação obtida por Timóteo no Ideb ficou acima também das cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço sendo que Ipatinga fechou o levantamento com 6,5; Coronel Fabriciano, 6,4; e Santana do Paraíso, 6,2. “Vamos continuar melhorando os nossos indicadores no Ideb para que Timóteo se mantenha como referência de ensino público de Minas Gerais”, destacou Professor Vespa.

Compartilhar

    Divulgue seu negócio conosco