Estudantes da rede municipal apresentaram dezenas de projetos desenvolvidos por meio de programa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura
A 2ª edição da Feira Empreendedores do Futuro superou as expectativas de público, em Ipatinga, ao reunir cerca de 10 mil pessoas no Ipatingão, no último sábado (28/10). Os estudantes da rede municipal de ensino apresentaram dezenas de projetos relacionados à temática do empreendedorismo, desenvolvidos em 47 escolas, e nos cinco polos de Educação Integral incluindo o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CENAM).
A iniciativa é fruto do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae Minas, desenvolvido em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A abertura da feira, na parte da manhã, contou com apresentações artísticas das Escolas Municipais Paulo Freire, Padre Cícero de Castro e Mário Cassanta. No início da tarde, os alunos das Escolas Municipais Zélia Duarte Passos, João Amparo Damasceno e Everson Magalhães Lage também se apresentaram para os visitantes do evento.
A analista do Sebrae Minas Vanessa Silva destacou os resultados das ações de educação empreendedora em Ipatinga. “Estamos imensamente gratos por presenciar o engajamento das crianças e adolescentes em seus projetos. Também percebemos a evolução deles com a temática, que demostra o verdadeiro aprendizado e envolvimento prático com o empreendedorismo como agente de transformação. Quando iniciamos um trabalho de encorajamento, protagonismo e estímulo à criatividade a partir da infância, construímos uma base forte que resultará em adultos motivados e perseverantes. O que desejamos para o futuro, nós construímos agora”, ressalta.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, reforçou o sucesso da iniciativa. “A feira consolida o trabalho realizado durante o ano, envolvendo os profissionais da educação e estudantes da rede municipal e do ensino integral de Ipatinga. As escolas tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade, mais uma vez, que o empreendedorismo no ambiente escolar impacta vidas e transforma realidades”, menciona.
Abordagens relevantes e atuais
Durante todo o dia, a comunidade pôde conhecer um pouco mais sobre as iniciativas trabalhadas em sala de aula. Um dos projetos apresentados foi desenvolvido pela Escola de Educação Infantil Hermes Oliveira Barbosa, que trabalhou o tema sustentabilidade. A professora Flávia Cota explica que a ideia se consolidou a partir de um bazar de roupas realizado pela instituição, no qual foram trabalhadas as temáticas empreendedorismo, arte e educação ambiental. “Começamos a fabricar com as crianças algumas peças de artesanato. Os alunos gostaram muito do projeto e abraçaram a causa. Como resultado, as crianças começaram a produzir menos lixo, repassaram o recado de conscientização para a família e amigos e ainda desenvolveram habilidades de costura, criatividade e coordenação motora”, conta.
Para estimular habilidades de oratória e o conhecimento sobre novas profissões, a escola Nelcina Rosa de Jesus levou para a feira o projeto “Eu posso Ser” elaborado pelos alunos do 9º ano, com orientação do diretor Gladson Rodrigues. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de auxiliar os estudantes na preparação para o mercado de trabalho. “Por meio da oficina de comunicação social, incentivamos os jovens a descobrirem novas habilidades interpessoais e perceberem a necessidade de saber se comunicar com clareza”, explica o orientador. Os jovens também aprendem sobre edição de vídeo, áudio e operação de equipamentos profissionais utilizados em veículos de comunicação. “Um dos estudantes concluiu o 9º ano em 2022 e, hoje, trabalha com redes sociais. Isso é muito gratificante, pois colaboramos para que eles se tornem profissionais qualificados”, finaliza Rodrigues.
A estudante Ana Gabriela, de 14 anos, destaca que o projeto é um incentivo para aprender profissionalmente sobre o universo da comunicação. “Por meio do nosso podcast, temos a oportunidade de entrevistar várias pessoas e conhecer diversas histórias. Além de entrevistar diretamente, que é o que eu mais gosto, também estou aprendendo sobre todas as etapas importantes para ser um profissional completo”, ressalta.
Educação Empreendedora em Ipatinga
O PNEE foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental, e como grade curricular na Educação Integral.
Em Minas Gerais, já foram capacitados 38.231 professores por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos e mais de 380 mil estudantes em todo o estado são impactados com a iniciativa. O Sebrae Minas em Ipatinga, que atende 13 municípios da região Metropolitana do Vale do Aço, já capacitou mais de 8,9 mil educadores, enquanto cerca de 32,4 mil estudantes são beneficiados.