Plataforma recebeu R$ 1,34 milhão em publicidade ligada à política desde novembro de 2021. Divulgação ocorre após acordo de maior transparência com a Justiça Eleitoral.
Veja o ranking de anúncio político
1º – Brasil Paralelo – R$ 410 mil |
2º – PSDB nacional – R$ 241 mil |
3º – PSB (RJ) – R$ 180 mil |
4º – União Brasil nacional – R$ 109 mil |
5º – Thiago Barros Rodrigues Costa – R$ 86 mil |
6º – Newsletters Digital A Voz do Brasil – R$ 82 mil |
7º – MDB nacional – R$ 59,5 mil |
8º – PP nacional – R$ 31,5 mil |
9º – União Brasil (AL) – R$ 30 mil |
10º – PT nacional – R$ 16,5 mil |
O PSDB nacional é o segundo maior anunciante, com R$ 241 mil investidos, seguido pelo PSB do Rio de Janeiro, que patrocinou R$ 180 mil em posts no Google. União Brasil (R$ 109 mil) e Thiago Barros Rodrigues Costa (R$ 84 mil) – empresário que promove pesquisas relacionadas à avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL) – completam a lista dos cinco maiores investidores. Também consta entre os 10 maiores anunciantes a Newsletters Digital A Voz do Brasil, que compartilha propagandas de vídeos da campanha do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT). A assessoria de Ciro não informou se a empresa tem relação com a campanha do presidenciável, mas os mesmos vídeos anunciados pela Newsletters aparecem na página oficial do YouTube do pré-candidato.
Divulgação começou em fevereiro
O Google começou a exibir quanto ganha com anúncios políticos em fevereiro deste ano, após um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
A divulgação é feita por meio do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, que reúne dados a partir de 17 de novembro de 2021. São considerados anúncios políticos aqueles que fazem referência a um partido político, um funcionário público eleito ou candidato. O relatório leva em conta os anúncios contratados para aparecer na página de buscas, no YouTube (que pertence ao Google) e em uma rede de sites parceiros da empresa.
Vídeos são o principal formato
A maior parte do dinheiro investido em propaganda política vai para anúncios em vídeo, que respondem por R$ 1,2 milhão do R$ 1,3 milhão aplicado desde novembro de 2021. Os anunciantes têm 10 opções de alcance a contratar: de 1 mil a 10 mil exibições até mais de 10 milhões de pessoas. Quanto mais exibição, mais caro o anúncio.
Os valores investidos cresceram mês a mês e, em maio, atingiram o pico de R$ 391 mil. Em junho, foram registrados R$ 285 mil. Em julho, até o dia 17, eram R$ 157 mil.
Fonte: g1.globo.com