As intervenções na estrutura do prédio do Hospital e Maternidade de Timóteo (antigo Hospital e Maternidade Vital Brazil) que a Organização Social de Saúde Hospital Therezinha de Jesus (OSS HMTJ) vem realizando está repercutindo positivamente entre os usuários da unidade hospitalar.
Desde que assumiu a gestão do HMT no dia 11 de Abril, a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus implementou uma série de obras na estrutura do antigo hospital. As intervenções visam corrigir diversos problemas como infiltrações, telhados e muros danificados, pintura e limpeza geral no edifício. A proposta é melhorar toda a estrutura física da unidade sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados.
O morador Vicente Paranhos dos Santos conta que a sua esposa Antônia Cordeiro dos Santos está sendo muito bem tratada ao longo dos dois meses em que está internada. “Peguei a fase de transição da atual mantenedora e posso afirmar que a situação do prédio era bem complicada. Nesses dias que estou aqui testemunhei a ‘guerra’ para deixar o prédio no ponto. Pela seriedade que vi nos médicos, enfermeiras e no pessoal administrativo tenho certeza que Timóteo e região vão ficar muito bem assistidos por esse hospital”, destacou Vicente.
A senhora Antônia endossou as palavras do esposo Vicente, acrescentando que está sendo tratada com carinho por toda a equipe hospitalar. “Eles se preocupam muito comigo; se estou comendo direito, se estou sentindo dor. É um conforto ter essa atenção, principalmente para quem está com problemas de saúde como é o meu caso”, revelou Antônia, que aguarda uma cirurgia na vesícula.
“O hospital está sempre limpo, a alimentação e os remédios vem no horário, além da equipe médica que é muito competente e educada. Só tenho que agradecer pela atenção que estamos recebendo”. Foi dessa forma que Ronaldo Botelho Campos destacou o atendimento recebido nos doze dias em que acompanha o filho Rafael Boris Campos que deu entrada no Hospital de Timóteo com pneumonia.
Manoel Custódio Pinto, que acompanha a mãe Jovina Vitorino Custódio Neto, também se disse bastante satisfeito com o atendimento atencioso recebido pela mãe. Ele conta que ao chegar no hospital com a mãe – que sofreu um acidente doméstico e com suspeita de derrame pleural, foram atendidos imediatamente pois o caso era de urgência. “Só tenho que agradecer pelo atendimento rápido, o que mostra que o Hospital está realmente comprometido com a saúde da população”, destacou Manoel.
Entenda a diferença entre UPA, UBS e Hospital
A correta observação sobre para onde encaminhar um paciente é fundamental para evitar transtornos e agilizar o correto atendimento. As UPAs 24h, por exemplo, estão preparadas para resolver grande parte das urgências e emergências como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde os usuários recebem vacinas, troca de curativos, injeções, atendimento médico para diagnóstico e tratamento e atendimento odontológico. Os hospitais, por sua vez, atendem situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagens, casos mais complexos, dentre outros.