No sábado (24), a Praça 29 de Abril, no Centro Sul foi palco do evento Ação de Empreendedorismo e Cidadania, organizado pela Fundação Renova em parceria com o Sesi e apoio da Prefeitura de Timóteo.
Os eventos da Ação de Empreendedorismo e Cidadania teve como finalidade proporcionar o acesso gratuito à prestação de serviços, saúde, lazer e entretenimento, além de atividades de empreendedorismo, qualificação, educação financeira e preenchimento de currículo.
Na área da saúde, foram oferecidos serviços como medição de pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal, testagem rápida, vacinação, escovação orientada infantil, dentre outros. Os
servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo também marcaram presença com a vacinação da Bivalente para pessoas com idade igual ou superior a 18 e Gripe Influenza, a partir de 6 meses.
De acordo om o coordenador de contratação e empreendedorismo da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, a ação faz parte do processo de reparação pelo rompimento da barragem de Mariana garantindo acesso à informações com conteúdo didático para a população, além de ser uma
oportunidade de a população conhecer um pouco mais sobre os produtos locais. A previsão dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas passaram pela estrutura montada para essa Ação de Empreendedorismo e Cidadania.
O prefeito de Timóteo Douglas Willkys, por sua vez, destacou a sua alegria em receber um grande evento que contemplou os moradores da regional Sul. Ele reforçou a importância de as famílias ocuparem a praça para usufruir do lazer e entretenimento. O evento foi aberto com apresentações artísticas dos alunos das Escolas Municipais Joaquim Ferreira de Souza, Angelina Alves de Carvalho e José Moreira Bowen. O Congado Guarda de Moçambique e também a Escola de Samba Império da Sede.
Douglas aproveitou para descrever as ações que estão em andamento pela Fundação Renova em Timóteo, sobretudo na área ambiental. Segundo o prefeito uma das iniciativas é a ampliação da coleta de material reciclável. A proposta do Município é tentar alcançar 100% da coleta desses materiais inservíveis destinando para a reciclagem.
De acordo com o prefeito, a Fundação também realizou repasses de recursos da ordem de R$ 7 milhões para promover melhorias nas escolas da rede municipal de ensino. Esse montante será utilizado na adaptação dos prédios escolares tornando-os 100% com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, reforma nas estruturas físicas e adaptação das cozinhas para atender as normas da Vigilância Sanitária. Também está prevista a aquisição de parquinhos e brinquedos para as escolas.