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Hospital de Timóteo inicia implantação de sistema de gestão da qualidade

“Uma boa gestão impacta não somente nas questões administrativas, mas também no atendimento correto aos usuários. Nesse ponto é importante entender como a instituição funciona, saber aplicar e ter as melhores ferramentas que irão ajudar a fomentar esse processo resultando no crescimento com qualidade”. A afirmação do diretor da Hospital Municipal de Timóteo (HMT), Belmiro Costa, revela uma das metas da instituição que é a buscar permanente pela excelência na atenção e atendimento da população.

Nesse aspecto, o HMT iniciou um processo de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade por meio do Programa 5S (SGQ:5S), projeto criado pela certificadora MFC, responsável pela certificação de hospitais no Brasil que assegura o grau de segurança e qualidade de uma instituição. A certificadora se utiliza de uma metodologia que alia a capacitação no programa integrado à gestão da qualidade. Recentemente foi realizada um primeiro encontro com o diretor da MFC Maurício Cavalcanti que apresentou a metodologia de trabalho.

O foco é promover a incorporação de conceitos como seletividade, sistematização, sem sujeita, saúde e socialização despertando o interesse das equipes para as mudanças que se fizerem necessárias na organização.
“Como toda organização, na área da saúde também temos que priorizar uma boa gestão hospitalar acima de tudo. Pois, além de serem processos mais complexos essa gestão está ligada diretamente ao cuidados de vidas”, pontuou Belmiro Costa.

A denominação 5S provém de palavras da língua japonesa que iniciam-se pela letra S – Seire, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke – que significam Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, receptivamente. “Nossa expectativa com esse programa é que consigamos resultados efetivos que se reflitam na ponta do atendimento”, citou o diretor do HMT.

Ou seja, dentre os objetivos a serem trabalhados estão a afirmação do espírito de equipe, a elevação do moral dos funcionários, a sensação de crescimento, um maior comprometimento com a instituição e com os usuários, ambientes mais limpos e organizados, bem como o combate ao desperdício.

“O nosso grande desafio é gerar satisfação e ter rapidez e resolutividade no atendimento. É preciso organizar e padronizar os processos para fazer fluir toda a rotina. Ter uma gestão eficiente é o primeiro passo para que tudo isso aconteça e ainda gere bem-estar ao paciente/ usuário. Pois, no fim das contas, isso é o que de fato importa”, detalhou Belmiro Costa, diretor do HMT.

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