Só aqui notícias

Zema defende que os estados do Sul e do Sudeste do Brasil se unam para enfrentar o Norte e o Nordeste

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema afirmou que os estados do Sul e do Sudeste representam 56% da população brasileira, mas que sempre perdem no Congresso para os estados do Norte e do Nordeste. Isso porque os estados do Norte e do Nordeste são mais populosos e possuem mais deputados federais.

Zema defende que os estados do Sul e do Sudeste se unam para formar uma frente parlamentar que possa defender os interesses dessas regiões no Congresso. Ele também defende que os estados do Sul e do Sudeste criem um fundo próprio para financiar suas atividades, pois atualmente eles estão subsidiando os estados do Norte e do Nordeste.

As declarações de Zema geraram críticas de políticos do Norte e do Nordeste. O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que Zema está “dividindo o Brasil” e que suas declarações são “xenófobas”. O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) afirmou que Zema está “mentindo” sobre a situação dos estados do Sul e do Sudeste e que esses estados estão “bem servidos” pelo governo federal.

A polêmica envolvendo Zema mostra que o tema da distribuição de recursos entre as regiões do Brasil é um tema delicado e que ainda há muito a ser feito para garantir que todas as regiões tenham acesso a oportunidades iguais.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco