Só aqui notícias

CÂMARA DE FABRICIANO APROVA PEDIDO DE AFASTAMENTO DO VEREADOR NÉLIO DO ABACAXI

Com quatro ausências registradas, os demais membros do corpo legislativo conferiram, por consenso unânime, o deferimento do requerimento apresentado pelo edil.

A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) ratificou, nesta terça-feira (08), a autorização para o afastamento do mandato do vereador Nélio Damasceno (PP). No último dia 18 de julho, o legislador protocolou um pedido de licença por um período de 90 dias, alegando motivos de caráter pessoal.

Segundo Luciano Lugão, presidente da câmara, as diretrizes estatutárias preveem a possibilidade de afastamento parlamentar por até 120 dias. “Na sessão de hoje, a assembleia deliberou favoravelmente à solicitação do vereador Nélio do Abacaxi. Aprovou-se, com unanimidade de votos, o período de afastamento pelo prazo de 90 dias, sem remuneração. A convocação do suplente também foi consentida de forma unânime. Portanto, iremos proceder com a convocação do suplente adjunto e, em sequência, procederemos à sua posse. Importante enfatizar que o vereador Nélio do Abacaxi não perderá o mandato em virtude deste pedido de licença; o suplente assumirá suas funções durante o período de sua ausência”, esclareceu Lugão.

Com a concessão do afastamento a Nélio, a CMCF deverá formalizar a notificação ao primeiro suplente da coligação, Leandro Xingó Tenório de Oliveira, também conhecido como Xingozinho (PP), que angariou 544 votos nas eleições municipais de 2020. Enquanto isso, o segundo suplente, Ramonzinho (PP), obteve 426 votos. Em consonância com o regulamento, a direção do plenário camarário deverá aguardar a resposta dos suplentes antes de anunciar a data para a investidura do novo vereador.

O presidente Luciano Lugão adicionalmente abordou a urgência da coesão entre os vereadores em prol da Catedral São Sebastião e sua restauração. Ele participou de um encontro junto a líderes locais, visando a preservação desta significativa parte do legado de Coronel Fabriciano. Um outro tema em destaque é o Projeto de Lei 3.314/2023, que regula os serviços fúnebres dentro do âmbito do município de Coronel Fabriciano, proposto pelo Poder Executivo Municipal. Luciano reforçou a necessidade de avaliar como os cidadãos socialmente mais vulneráveis estão sendo atendidos pelas funerárias e de que forma os legisladores podem contribuir para aprimorar essa assistência. “Nossa intenção é ouvir todas as perspectivas. Porém, não podemos tolerar que negligências acrescentem mais angústia àqueles que carecem de recursos para prover um sepultamento digno a seus entes queridos”, destacou Lugão. Além disso, ele levantou a viabilidade de se formar uma comissão parlamentar para acompanhar as reivindicações dos residentes.

A reunião também marcou o reinício das sessões plenárias na câmara, após um breve recesso. A sessão ordinária foi transmitida em formato online e atraiu a audiência tanto dos cidadãos locais quanto da imprensa.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco