O bloco cirúrgico do Hospital e Maternidade de Timóteo está vivendo uma nova rotina com a chegada de novos equipamentos e o início, neste mês, da realização de cirurgias da área de Otorrino e Oftalmologia que anteriormente não eram realizadas na unidade hospitalar. Os novos procedimentos colocam o Hospital de Timóteo em um novo patamar, haja vista que os pacientes da cidade eram deslocados para outras cidades para fazer esse tipo de intervenção.
Paralelamente a isso, as cirurgias eletivas, de urgência e emergência que sofreram uma interrupção durante a pandemia estão sendo retomadas a todo o vapor. Nos últimos noventa dias foram realizadas 336 intervenções cirúrgicas, sendo 134 em agosto, 101 em setembro e 105 no mês de outubro.
O Enfermeiro Coordenador do centro cirúrgico do HMT, Devid Ataíde de Souza Martins, considera essa retomada muito importante “para suprir toda a demanda o mais rapidamente possível” que ficou represada ao longo dos últimos anos. “Nossos esforços estão concentrados em sanar essa demanda reduzindo o número de pessoas que estão aguardando por essas intervenções há dois, três anos”, destacou Devid.
A retomada dos procedimentos eletivos, de urgência e emergência, bem como as intervenções na estrutura física do hospital, não passou desapercebida pelos usuários do sistema de saúde em Timóteo. Um desse pacientes, o senhor José Geraldo Clume, contou que teve uma boa experiência no Hospital e Maternidade de Timóteo pelo tratamento recebido e por notar que as instalações do hospital estão melhores. “Fui muito bem recebido no hospital e gostaria de parabenizar a toda a equipe de funcionários que me trataram com carinho e atenção, sem contar a instalações do hospital que estão com uma qualidade muito superior”, disse.
Nos últimos seis meses o Hospital e Maternidade de Timóteo tem passado por uma mudança substancial. Em maio, por exemplo, foram realizadas várias restaurações nas paredes internas e externas do hospital, tratamento e reboco de infiltrações e vazamentos, pintura de áreas importantes como enfermarias, clínicas médicas, consultórios, salas, corredores, muros, acesso dos colaboradores, central de gases e fachada lateral, reforma de muros e telhados, limpeza de calhas, conserto de trincas e limpeza geral de janelas e portas, além da aquisição de novos equipamentos de ar condicionado.
Além da ampla reforma estrutural, recentemente foram adquiridos novos equipamentos médico-hospitalares. Foram feitos investimentos de mais R$ 1,7 milhão na aquisição de dois aparelhos de anestesia com monitor, quatro focos cirúrgicos de teto, dois focos cirúrgicos móvel, quatro mesas cirúrgicas elétricas para cirurgia geral, uma mesa cirúrgica ortopédica e dois monitores multiparâmetro de sinais vitrais.
Esses equipamentos vão possibilitar o aumento da capacidade operacional do Hospital com a realização de uma quantidade maior de cirurgias eletivas, de urgências e emergências.