Timóteo, MG – A frota de transporte público de Timóteo recebe um novo capítulo com a chegada dos modernos ônibus Apache Vip V da Caio, incorporados pela empresa Saritur. Os veículos prometem mais conforto, segurança e acessibilidade para os usuários, mas o futuro do transporte público na cidade ainda é incerto.
Novos ônibus trazem tecnologia e acessibilidade
Equipados com chassi Mercedes-Benz OF 1619 BlueTec 6 e motor OM 924 LA (Proconve-P8), os novos Apache Vip V oferecem um desempenho robusto e sustentável. Além disso, contam com diversos diferenciais para garantir uma melhor experiência aos passageiros, como:
- Itinerários eletrônicos em LED na cor âmbar;
- Catraca eletrônica;
- Campainha sem fio via wireless;
- Saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto.
Assessoria de Imprensa
Conversamos com a assessoria da empresa Autotrans/Saritur, que informou que a renovação será de cerca de 10% da frota. O primeiro ônibus já chegou e o restante deve chegar até o começo da semana que vem. Os novos veículos começarão a circular assim que a documentação estiver finalizada.
MARÇO: CPI aponta falhas e recomenda encerramento do contrato
Participaram da comissão os vereadores Beto do Estofamento (presidente), Thiago Torres (relator) e Vinícius Bim (membro efetivo). um relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Autotrans/Saritur, instaurada em setembro de 2023 devido a diversas reclamações de usuários, aponta descumprimento de contrato por parte da empresa.
O relatório, com 26 páginas, detalha o descumprimento da Lei 3.888/22, que estipula subsídio de R$ 0,25 por passagem, além de atestar a má qualidade do serviço prestado, com destaque para:
- Superlotação dos ônibus;
- Carros com idade superior ao estabelecido em contrato.
Recomendações e próximos passos
Diante dos fatos, a CPI recomenda o encerramento do contrato com a Autotrans e a municipalização do serviço de transporte público, com gestão pelo Executivo Municipal até a realização de nova licitação.
O relatório também propõe:
- Inclusão de multa diária para a empresa até que a contratação de cobradores seja regularizada;
- Modernização da Lei 3.888/22, exigindo auditoria mensal em cada veículo;
- Implementação de sistema de bilhetagem eletrônica.