Com o apoio da Prefeitura de Timóteo e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), judocas receberam gratuitamente quimono, camisa e chinelos
O Projeto Ajudôu, que oferece aulas gratuitas de judô para 600 crianças em Timóteo, marcou o mês de agosto com uma ação especial: a entrega de 600 kits de uniformes completos para todos os alunos. Cada kit, composto por quimono, camisa e chinelos, garante que as crianças possam praticar a arte marcial japonesa com segurança, higiene e todo o espírito da modalidade.
Um sonho vestido
A iniciativa, realizada pelo Ajudôu com financiamento do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo, permite que crianças de diversas regiões da cidade tenham acesso gratuito às aulas, oferecidas no contraturno escolar. Os treinamentos acontecem em escolas municipais como a João Bolinha, Joaquim Ferreira, Ana Moura, Clarindo Carlos Miranda, Novo Tempo, Angelina Alves e a Escola Municipal de Timóteo.
A importância do uniforme
Para Tássia Oliveira, coordenadora do projeto, o uniforme é mais do que apenas um equipamento esportivo. “O uniforme representa a união do grupo, a identidade do projeto e o compromisso de cada aluno com a prática do judô. Além disso, ele proporciona mais segurança e conforto durante os treinamentos”, afirma Tássia.
Depoimentos que inspiram
Adalberto Rosa, pai de um dos alunos da Escola Municipal Joaquim Ferreira, destaca a transformação que o judô proporcionou ao seu filho. “O Nícolas gosta muito do judô. É o primeiro a acordar nos dias das aulas. Para ele, está sendo ótimo. Antes ele era muito tímido, e hoje conversa mais com os colegas”, conta emocionado.
Leonardo Silva de Carvalho, diretor da Escola Municipal Joaquim Ferreira, reforça a importância do projeto para a comunidade escolar. “Observando ao longo desses três anos aqui na escola, o projeto de contraturno tem sido muito relevante. Ele oferece atividades extras para os alunos, contribuindo significativamente para a disciplina e aceitação dos pais e alunos. Como pedagogo, entendo a importância do contraturno escolar, proporcionando um ambiente produtivo e seguro para as crianças, especialmente quando os pais estão trabalhando. Essas atividades esportivas também promovem saúde e disciplina”, avalia o diretor.
Atendimento especial a Adevita
Além de transformar a vida de centenas de crianças em escolas municipais, o projeto Ajudôu Timóteo estende seu alcance para a Associação de Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (Adevita), atendendo a 20 alunos com deficiências visuais e auditivas com recursos próprios. “Essa parceria representa um marco na inclusão e na promoção da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais em Timóteo. Através do judô, os alunos da Adevita desenvolvem habilidades motoras, autonomia e autoconfiança, além de vivenciarem a prática esportiva de forma inclusiva e acessível “. destaca Júlio César Lana Jaques, Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu.
Um futuro promissor
Segundo Júlio César, com a entrega dos novos uniformes, o projeto garante maior qualidade no atendimento aos alunos e alunas, dando um novo passo rumo à formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios da vida. “Através do judô, as crianças aprendem valores como disciplina, respeito, cooperação e superação, desenvolvendo habilidades que as acompanharão por toda a vida. Esse é o nosso desafio de cada ano, desde 1995.”, conclui Júlio.