Só aqui notícias

Fuad é internado novamente em BH e respira com ajuda de aparelhos

É a quarta internação de Fuad desde o fim das eleições

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), voltou a ser internado na tarde desta sexta-feira (3 de janeiro), após dar entrada no Hospital Mater Dei com insuficiência respiratória aguda. Conforme nota divulgada pela unidade de saúde por volta das 17h, o chefe do Executivo municipal estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava com a ajuda de aparelhos. Ainda segundo o comunicado, exames complementares seriam realizados para avaliação do quadro clínico do prefeito, mas os resultados não haviam sido divulgados pela equipe médica até a publicação. 

Esta é a quarta vez que Fuad é internado desde que ele foi reeleito, em outubro do ano passado. Nas ocasiões anteriores, o prefeito – que tomou posse virtualmente para cumprir o segundo mandato na última quarta-feira (1°) – havia sido hospitalizado para tratar quadros de neuropatia periférica, pneumonia e sinusite e sangramento intestinal. 

Antes das internações recentes, o prefeito de Belo Horizonte já havia se submetido a um tratamento contra um linfoma não Hodgkin – tipo de câncer que ataca o sistema linfático. O diagnóstico foi divulgado por Fuad em julho do ano passado, quando ele ainda era pré-candidato à reeleição. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que conciliaria as sessões de quimioterapia com a campanha eleitoral. Segundo boletim médico divulgado em 12 de dezembro, exames confirmaram remissão da doença. 

Antes de Fuad voltar a ser internado, a Prefeitura de Belo Horizonte havia divulgado outra nota na qual informava que o prefeito havia passado por avaliação para reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek. Segundo o comunicado, a fisioterapia foi uma “recomendação médica e necessária para a plena recuperação após ser submetido a procedimento contra o câncer”. 

Repercussão

Após o anúncio da nova internação de Fuad, políticos de diferentes partidos manifestaram apoio ao chefe do Executivo. O presidente do PSD em Minas, deputado estadual Cássio Soares (PSD) foi um dos primeiros a desejar melhoras. “Se Deus quiser, sua saúde será rapidamente restaurada e logo estaremos juntos”, disse.

O vereador Bruno Miranda (PDT), que foi líder do governo Fuad no primeiro governo e tentou a presidência da Câmara com o apoio do prefeito, também se manifestou. “Tô na torcida e orando pra que ele volte logo, com saúde e energia”, afirmou o parlamentar. 

O deputado federal André Janones (Avante) disse estar “torcendo e orando muito” pelo retorno de Fuad. Já a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede) afirmou ser “hora de direcionarmos os melhores pensamentos a quem tão bravamente lutou para que BH se mantivesse no campo da democracia”.

A vereadora de Belo Horizonte Cida Falabella (Psol) também comentou sobre a nova hospitalização do prefeito. “Recebo com tristeza a notícia de que o prefeito Fuad Noman foi novamente internado e desejo muita luz, muitas bençãos e muita força para a sua recuperação.”

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), publicou uma “nota de solidariedade” ao prefeito da capital mineira. “Que sua saúde seja restabelecida em breve. Sua liderança é essencial para nossa cidade, e aguardamos com esperança o momento de continuar trabalhando juntos, com diálogo e harmonia”, diz o texto assinado pelo parlamentar.

Férias

Antes de voltar a ser internado, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), avaliava a possibilidade de tirar férias neste mês de janeiro, conforme relataram à reportagem interlocutores próximos ao chefe do Executivo municipal. Não se sabe, no entanto, por quanto tempo ele pretende se afastar do posto. 

Caso as férias se confirmem, quem assume a administração municipal é o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que, atualmente, acumula também o cargo de secretário de Governo. Procurada pela reportagem, a prefeitura não esclareceu, no entanto, se o prefeito já havia confirmado o afastamento das atividades e nem por qual período deveria ocorrer. 

Debilitado

Fuad tomou pose de maneira remota na última quarta-feira (1º)e apareceu debilitado e sem voz em vídeo transmitido ao vivo durante cerimônia na Câmara Municipal de BH. Na ocasião, o chefe do Executivo agradeceu, por meio de carta lida pelo vice-prefeito, ao corpo médico e aos funcionários do Hospital Mater Dei que atuaram durante seu tratamento. “(Eles) Me curaram de um câncer e agora me recuperam para que eu possa estar pronto para esta nova batalha do segundo mandato”, declarou.

FONTE: O TEMPO

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco