Participação no Conexões MME reforça inserção do Vale do Aço nas grandes cadeias produtivas e amplia oportunidades de negócios e investimentos para a região
Ipatinga sediou, nesta quinta-feira (5), o Conexões MME – Encontro Nacional de Grandes Compradores da Indústria do Petróleo, Gás e Naval no Vale do Aço, agenda estratégica que reuniu representantes do Governo Federal, grandes empresas compradoras, fornecedores e lideranças do setor produtivo nacional.
O prefeito Gustavo Nunes participou da programação ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de autoridades e representantes da indústria, acompanhando debates técnicos, apresentações de tendências de mercado e rodadas de negócios voltadas à ampliação da participação do setor metalmecânico regional nas grandes cadeias industriais do país. O evento é promovido pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Sindimiva, o APL Metalmecânico e a FIEMG Vale do Aço.
Durante a agenda, o chefe do Executivo destacou o papel estratégico do Vale do Aço na articulação institucional para atração de investimentos e fortalecimento econômico regional.
“Temos uma base metalmecânica consolidada, mão de obra qualificada, localização logística privilegiada e um ambiente institucional cada vez mais favorável aos investimentos. Estamos preparados para ampliar nossa inserção nos segmentos de petróleo, gás e indústria naval, atraindo negócios, estimulando a competitividade das nossas empresas e gerando emprego e renda para a população”, afirmou Gustavo Nunes.
Articulação pela saúde regional
Na oportunidade, o prefeito de Ipatinga, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas, Consurge/SAMU, realizou a entrega institucional de um ofício ao ex-prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, atualmente integrante da equipe do Ministério da Saúde no Governo Federal.
O documento formaliza a solicitação de avanço da 2ª etapa de implantação do consórcio regional, voltada à consolidação da pactuação orçamentária necessária para a ampliação da cobertura operacional do SAMU na macrorregião Leste, medida considerada estratégica para o fortalecimento da rede de urgência e emergência e para a ampliação da capacidade de resposta assistencial aos municípios consorciados.
Durante a visita do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Ipatinga, o prefeito Gustavo Nunes também cumpriu agenda oficial no Campus do IFMG, Instituto Federal de Minas Gerais, reforçando o diálogo institucional e o compromisso do município com a educação, a formação técnica e o desenvolvimento regional.
Avanços no IFMG
No local, foi realizada a cerimônia que oficializa o início das obras do restaurante estudantil do IFMG – Campus Ipatinga, um equipamento importante para garantir melhores condições de permanência dos alunos, promover bem-estar e ampliar os espaços de convivência dentro da instituição.
Durante o evento, o IFMG anunciou ainda a ampliação da oferta de cursos no campus de Ipatinga, com a implantação de duas formações estratégicas: o curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica e a graduação em Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Com as novas ofertas, o campus passa a ampliar sua capacidade anual de atendimento de 440 para 640 vagas.
A ampliação da estrutura e dos cursos do IFMG fortalece a qualificação profissional no município, preparando estudantes para áreas ligadas à indústria, à inovação tecnológica e às novas demandas do mercado, contribuindo diretamente para o crescimento econômico de Ipatinga e de toda a região do Vale do Aço.












