Prefeitura de Coronel Fabriciano promove 3ª Plenária Municipal de Saúde e fortalece participação popular na construção do SUS

Coronel Fabriciano realiza 3ª Plenária Municipal para debater futuro do SUS soaquinoticias

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza nos dias 26 e 27 de junho a 3ª Plenária Municipal de Saúde, etapa preparatória para a 11ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes e reunirá representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais do que um espaço de debate, a plenária representa um importante instrumento de participação democrática, permitindo que a população contribua diretamente para a definição das prioridades e diretrizes que irão nortear as políticas públicas de saúde nos próximos anos. As propostas construídas durante o evento serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, ampliando a representatividade do município nas discussões sobre o futuro do SUS.

A programação terá início na sexta-feira (26), às 18h, com a palestra temática “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, que apresentará os principais eixos de debate da conferência.

No sábado (27), a partir das 08h, serão formados grupos de trabalho para a elaboração e discussão de propostas, além da eleição dos delegados que representarão Coronel Fabriciano na etapa estadual da Conferência de Saúde.

Consideradas um dos mais relevantes mecanismos de controle social e participação cidadã do país, as conferências de saúde têm papel fundamental na formulação de políticas públicas e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Por meio delas, usuários, trabalhadores e gestores podem dialogar e construir coletivamente soluções para os desafios do setor.

O evento é aberto à participação de conselheiros de saúde, trabalhadores do SUS, gestores, prestadores de serviços de saúde, representantes de entidades e movimentos sociais, usuários do SUS e toda a população interessada em colaborar com o fortalecimento do sistema público de saúde.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Douglas Rodrigues, a participação popular é essencial para o fortalecimento do SUS. “Esta é uma etapa estratégica para o debate das políticas públicas de saúde. A participação da sociedade garante que as necessidades da população sejam ouvidas e consideradas na construção de um sistema cada vez mais universal, equânime e acessível. Ao celebrarmos quatro décadas de luta pela consolidação do SUS, reafirmamos a importância da democracia e do controle social na defesa da saúde pública”, destaca.

A realização da 3ª Plenária Municipal de Saúde reforça o compromisso da Gestão Novos Tempos no Caminho Certo com o fortalecimento da participação social e com a construção de uma saúde pública mais eficiente, democrática e alinhada às necessidades da população fabricianense.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco