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Ambulâncias doadas pelo governo federal estão paradas há meses em Minas Gerais

MP dá prazo de cinco dias para Zema se manifestar sobre o caso.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu prazo de cinco dias úteis para que o governador Romeu Zema (Novo) se explique sobre a denúncia de que 46 ambulâncias doadas pelo governo federal para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Minas Gerais estão paradas há meses.

Veículos estariam abandonados desde novembro.

As ambulâncias foram entregues ao governo estadual em novembro de 2023, mas, segundo denúncia do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), estariam abandonadas na área do antigo aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, desde então.

Governo alega entrave na regularização.

Após a denúncia, o governo do Estado retirou as ambulâncias do aeroporto e as levou para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) argumenta que a entrega das ambulâncias está atrasada por causa de um entrave na autorização de Transferência de Propriedade do Veículo.

Cinco ambulâncias em fase final de regularização.

Em nota, a SES-MG informou que, até quarta-feira (7), cinco ambulâncias estavam em fase final de regularização pelo Ministério da Saúde. As outras 41 já estão emplacadas e com transferência autorizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

MP acompanha o caso.

O MPMG acompanha o caso e aguarda a manifestação do governador Zema. O descumprimento do prazo pode resultar em medidas cabíveis.

Falta de ambulâncias impacta atendimento à população.

A demora na entrega das ambulâncias impacta diretamente no atendimento à população, que precisa esperar mais tempo por socorro em caso de emergência.

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