Nesta quarta-feira (21), durante a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou a liberação do sinal 5G para os municípios do Vale do Aço. Com a decisão, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento para operar o 5G em diversas localidades da Região Metropolitana.
O sinal 5G já estava disponível em Ipatinga desde 27 de março, seguido por Coronel Fabriciano em 30 de maio deste ano. A partir da próxima segunda-feira (26), as cidades de Santana do Paraíso, Timóteo, Jaguaraçu, Marliéria, Ipaba, Bugre, Belo Oriente e Naque também estarão aptas a receber o sinal de última geração.
Com essa medida, todos os 1.610 municípios que estavam programados para receber a liberação até o final de junho terão acesso à faixa de 3,5 GHz, alcançando cerca de 141 milhões de brasileiros, o equivalente a 66,4% da população do país.
É importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que as redes 5G serão instaladas imediatamente nessas localidades. A implantação das estações de quinta geração dependerá do planejamento individual de cada prestadora de serviços.
A decisão do Gaispi segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange os municípios onde a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku já foi iniciada pela Empresa Administradora da Faixa de Frequência (EAF). Além disso, foram concluídas as ações necessárias para a desocupação dessa faixa pelos sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), incluindo a instalação de filtros para mitigar interferências em todas as estações do FSS impactadas.
Com a liberação do sinal 5G, a região do Vale do Aço dará um importante passo em direção à conectividade de alta velocidade, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e aprimorando a experiência dos usuários com serviços mais rápidos e eficientes.