Desde a última segunda-feira, 23 de outubro, Coronel Fabriciano enfrenta sérios transtornos devido a um ataque hacker direcionado à empresa de sistemas Sonner, responsável pelo fornecimento do sistema de gestão à prefeitura.
O ataque comprometeu integralmente a prestação de serviços no sistema de gestão municipal, afetando áreas críticas como saúde, educação, assistência social, administração, tributação e serviços vitais, incluindo emissão de notas fiscais, pagamentos de tributos, licitações, bem como pagamentos a fornecedores, entre outros.
Além de Coronel Fabriciano, o problema também foi registrado em outras prefeituras do país, como Poços de Caldas, Araguari e Divinópolis.
A Prefeitura informa que a empresa de sistemas Sonner foi notificada e está colaborando ativamente na resolução do problema, assim como a Unitec, responsável pelo backup em nuvem. Adicionalmente, foi formalizado um boletim de ocorrência junto às Polícias Civil e Militar para as devidas providências em relação ao crime cibernético.