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BR-381 tem novo trecho duplicado liberado em Antônio Dias


Rodovia que antes passava debaixo da EFVM agora tem um viaduto que passa sobre a ferrovia, em Antônio Dias

O trecho duplicado da BR-381 nas proximidades do ribeirão Severo, em Antônio Dias, foi liberado nesta quarta-feira (12), nos dois sentidos, com a conclusão da ligação a dois viadutos: sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas e sobre o ribeirão Severo. Com esse novo trecho, 57 quilômetros da rodovia entre Ipatinga e Belo Horizonte estão duplicados.

O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, nesta quarta-feira (12). Com a conclusão da ligação às duas obras de arte de engenharia foi possível liberar o tráfego, tanto para quem trafega sentido a Belo Horizonte, quando para quem vai para Ipatinga.

Com isso, deixa de ser utilizado o antigo trecho em curvas que antes passava sob a estrada de ferro nas proximidades do povoado de Sá Carvalho. Outras informações podem ser encontradas nessa notícia publicada pelo Diário do Aço em junho de 2020.

A expectativa do ministério é que, em breve, seja liberada também a passagem pelo Túnel Piracicaba e ponte do ribeirão Oncinha, eliminando outros trechos considerados perigosos da BR-381, marcados por acidentes graves, principalmente a ponte em curva sobre o ribeirão Oncinha.

Liberação do tráfego foi possível com a conclusão da ligação com a ponte sobre o ribeirão Severo


Viaduto à margem do rio Piracicaba

O viaduto aberto para tráfego esta semana tem o diferencial de construção com a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. “Esta solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais, além de estimular a economia da região do Vale do Aço. As vigas foram produzidas pela Usiminas Mecânica, em Ipatinga. Os vãos variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. As vigas receberam tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento”, informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A ponte integra o traçado projetado da BR-381 denominado Binário Piracicaba e foi construída para vencer o Vale do córrego Severo, eliminando curvas e aclives da pista antiga, em um trecho marcado por acidentes no passado.

Todas essas intervenções inegram o lote 3.1 das obras de duplicação da BR-381. No total são 13 quilômetros de pistas duplicadas e obras de arte (ponte viadutos e túneis) liberadas entre o km 297 e o km 310. Os túneis Antônio Dias e Prainha estão liberados ao tráfego de veículos há três anos.

Fonte: diariodoaço.com

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