A obrigatoriedade da empresa concessionária de energia elétrica em Timóteo de realizar o alinhamento dos fios nos postes, bem como a retirada daqueles que não são utilizados, foi aprovada (PL 4.509) na reunião de comissões realizada na tarde desta quinta-feira (13/07). A matéria, dos vereadores Wladimir Careca, Nelinho Ribeiro e José Fernando Peixoto, também prevê à concessionária notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos.

“Esse projeto é mais uma ferramenta para que a Cemig possa cumprir com suas obrigações”, comentou o vereador Adriano Alvarenga. “O alinhamento dos fios e a retirada daqueles que não são utilizados vai melhorar a estética da cidade e a segurança dos pedestres e motoristas”, completou.
O projeto de lei ainda prevê a criação de um cadastro de empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos. A Cemig terá um prazo de 180 dias para atualizar o cadastro. Após esse prazo, as empresas que não estiverem cadastradas serão autuadas.

A matéria agora será analisada pelo plenário da Câmara Municipal de Timóteo. Se for aprovado, o projeto será encaminhado para o prefeito, que terá 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.
A aprovação do projeto de lei é uma vitória para a população de Timóteo. Os fios inutilizados nos postes são um problema estético e de segurança. Eles atrapalham a visualização das ruas e calçadas, e podem causar acidentes. A retirada desses fios vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade.











