CONSAÚDE avança na construção do Hospital Dia para ampliar o acesso à saúde pública no Vale do Aço

Apesar de ser reconhecido como um polo econômico, impulsionado por grandes indústrias, o Vale do Aço enfrenta sérias deficiências na área da saúde pública, especialmente no atendimento prestado pelo SUS. A falta de uma infraestrutura pública adequada limita a capacidade de resposta do sistema regional, resultando em longas filas de espera e agravamento do estado de saúde de muitos pacientes, devido à lentidão nos atendimentos.

Diante desse cenário, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (CONSAÚDE) tem desempenhado um papel fundamental na articulação e oferta de serviços de saúde aos municípios consorciados. No entanto, atualmente, o consórcio depende majoritariamente de serviços contratados de terceiros, em razão da ausência de uma estrutura física própria para absorver a alta demanda da população.

Para transformar essa realidade, o CONSAÚDE vem, nos últimos anos, mobilizando esforços para a construção de sua sede própria e do tão aguardado Hospital Dia. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso da população a uma saúde pública mais resolutiva, digna e humanizada.

A proposta ganhou força a partir de 2021, por meio da articulação entre o presidente do CONSAÚDE, Márcio Lima de Paula (prefeito de Jaguaraçu), e o vice-presidente, Bruno Morato (prefeito de Santana do Paraíso). Essa mobilização culminou com a doação de um terreno em Santana do Paraíso, em local estratégico próximo à BR-381, com fácil acesso e localização, onde será construída a nova unidade.

Desde então, o consórcio deu início às etapas de planejamento, elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia, aprovação junto aos órgãos competentes e desenvolvimento da planilha de custos. O prédio terá 4.477,70 m² distribuídos em 3 pavimentos, com investimento estimado em R$ 20 milhões.

Cada fase vem sendo conduzida com responsabilidade e zelo, visando à construção de uma estrutura moderna, funcional e eficiente, capaz de atender com qualidade às demandas da região. O Hospital Dia CONSAÚDE foi projetado para ser referência no interior de Minas Gerais no atendimento ambulatorial pelo SUS, contemplando consultas, exames e procedimentos de baixa e média complexidade.

O dimensionamento da unidade foi baseado no histórico de atendimentos realizados pelo consórcio, levando em consideração a produção contratada junto a prestadores de serviços nos últimos anos. A estrutura também foi planejada para atender à crescente demanda da Macrorregião de Saúde de Coronel Fabriciano, que engloba 35 municípios e cerca de 800 mil habitantes.

Segundo o presidente Márcio Lima:

“Mais do que números, o projeto traz benefícios estruturais e qualitativos que prometem transformar o atendimento na nossa região:

• Centralização dos serviços, reduzindo a fragmentação entre os municípios;
• Mais conforto e segurança aos pacientes, em um ambiente moderno, acessível e humanizado;
• Redução das filas de espera e maior agilidade no atendimento;
• Economia para os municípios, com menor custo de transporte e de procedimentos realizados em estrutura própria;
• Desafogamento dos hospitais, que poderão focar nos atendimentos de média e alta complexidade.”

Para viabilizar a construção, nesta semana foi realizada uma mobilização de prefeitos e lideranças políticas no Ministério da Saúde, em Brasília, onde foi apresentada a proposta do Hospital Dia, já com projetos e planilha técnica aprovados.

A comitiva, liderada por Márcio Lima, obteve do ministro Alexandre Padilha o compromisso de destinar, o mais breve possível, os recursos necessários para a execução da obra.

A implantação do Hospital Dia CONSAÚDE representa um marco na regionalização da saúde no Vale do Aço, consolidando um novo modelo de atenção em rede — mais eficiente, justo e centrado nas reais necessidades da população.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco