A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Saúde, realiza neste sábado, 8 de junho, o Dia D da Campanha contra a Poliomielite. Além da vacina contra a paralisia infantil para o público alvo da campanha (crianças de 2 meses a menores de 5 anos), qualquer pessoa pode aproveitar a oportunidade para atualizar o seu Cartão de Vacina. As doses serão aplicadas das 12h às 17h.
A campanha de vacinação contra a pólio começou, oficialmente, no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho. A imunização é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e tem o objetivo de conter o risco de reintrodução da doença no território brasileiro.
Até o momento, 449 doses da vacina contra a pólio foram aplicadas na cidade, e o público alvo total da campanha é de 5.013. A meta é imunizar pelo menos 95% dessas crianças.
A coordenadora de Imunização, Patrícia Hermógenes reforça a importância da vacinação contra a poliomielite. “Nós pedimos aos pais ou responsáveis que levem seus filhos para serem imunizados. A vacina é gratuita, segura e importante para a prevenção de doenças e agravamento de quadro. A atualização do cartão é para todos”.
Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada pelo poliovírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato com direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
A doença pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
Por isso, a estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
Sintomas
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas. Quando acontece, os principais sinais são:
Ø Febre;
Ø Mal-estar;
Ø Dor de cabeça;
Ø Dor de garganta e no corpo;
Ø Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);
Ø Constipação (prisão de ventre);
Ø Espasmos;
Ø Rigidez na nuca;
Ø Meningite.
Na forma paralítica ocorre:
Ø Instalação súbita de deficiência motora, acompanhada de febre.
Ø Assimetria acometendo, sobretudo a musculatura dos membros, com mais frequência os inferiores;
Ø Flacidez muscular, com diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada;
Ø Sensibilidade conservada;
Ø Persistência de paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.
Serviço
Dia D de Vacinação
Data: 08/06/2024
Horário: 12h às 17h
Local: Unidades de Saúde de Coronel Fabriciano