O deputado estadual Celinho Sintrocel e deputado federal Leonardo Monteiro estiveram, nesta terça-feira (23/9), na sede do DNIT, em Brasília, para discutir o andamento das obras de duplicação da BR-381 nos lotes 8-A (Caeté a Ravena) e 8-B (Ravena a Belo Horizonte). Mesmo após a concessão da rodovia à iniciativa privada, esses trechos permanecem sob responsabilidade do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e do DNIT.
Segundo os parlamentares, a concessionária Nova-381 não assumiu de imediato esses segmentos devido a uma série de obstáculos que vão desde questões sociais até entraves técnicos e burocráticos. Entre os principais desafios estão desapropriações de imóveis regulares, reassentamento de ocupações irregulares, loteamentos informais e invasões próximas à pista; trechos acidentados com topografia desfavorável; projetos básicos e executivos desatualizados; além de licenciamento ambiental e ações judiciais pendentes. A proximidade com áreas de conurbação da Região Metropolitana de Belo Horizonte agrava a situação, devido ao elevado fluxo de veículos e pedestres, interseções urbanas, acesso a bairros e estabelecimentos comerciais e trânsito pesado e constante.
O diretor-geral do DNIT, engenheiro Fabrício de Oliveira Galvão, reafirmou aos deputados o compromisso do Governo Federal em duplicar integralmente a BR-381 — uma das obras mais aguardadas por motoristas e moradores do Leste mineiro — e informou que os lotes 8-A e 8-B já têm recursos assegurados. De acordo com ele, os contratos dos dois lotes foram assinados e o cronograma avança.
No lote 8-A, que vai do entroncamento de Caeté ao trevo de Ravena, o contrato com o consórcio CLC/Conserva prevê duplicação, restauração e melhorias em aproximadamente 18 km. O consórcio está finalizando os projetos básico e executivo. No lote 8-B, entre Ravena e Belo Horizonte, com cerca de 13,4 km, a licitação foi concluída, o vencedor definido e o contrato assinado.
No Orçamento da União para 2025/2026 já estão reservados cerca de R$ 200 milhões. “Estamos finalizando os projetos do lote 8-A para que as obras comecem ainda este ano. No lote 8-B, já iniciamos as relocações necessárias para viabilizar as intervenções. Nosso objetivo é tranquilizar todos os usuários e mostrar que logo teremos as máquinas na pista”, afirmou Galvão. “É um compromisso do governo Lula que está sendo cumprido, e em breve a população verá o resultado.” O DNIT informou ainda que está em contato permanente com as bancadas de deputado e de senadores no sentido de garantir um recurso extra de emendas parlamentares.
O superintendente explicou ainda que as concessões de rodovias federais em Minas Gerais, como a BR-040 e a própria BR-381, abriram espaço orçamentário para novos investimentos, como os lotes 8-A e 8-B, ao reduzir custos de manutenção e adequações que agora são redirecionados às obras. O DNIT já depositou em juízo R$ 90 milhões como garantia para as 215 desapropriações formais previstas inicialmente e cerca de 1.600 reassentamentos de famílias em ocupações irregulares, custos não incluídos no edital.
Para Celinho do Sintrocel, a reunião trouxe uma sinalização positiva para todo o Estado e reforçou o compromisso do Governo Federal com a segurança dos usuários da BR-381 e o desenvolvimento econômico do Leste mineiro. “Saímos com a certeza de que a duplicação da BR-381 está avançando e que haverá recursos para sua conclusão. Estamos atuando para garantir mais recursos para a execução dessa obra essencial, que vai salvar vidas, gerar empregos e integrar ainda mais nossa região ao restante do estado e do país”, afirmou o deputado.
Como encaminhamento do encontro, ficou definida a realização de uma Audiência Pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 27 de outubro. Nela, o DNIT apresentará o estágio atual das obras e os próximos passos diretamente aos parlamentares e à sociedade.
Paralelamente, o órgão está em tratativas com o Ministério dos Transportes para viabilizar a extensão da duplicação até Governador Valadares, incluindo o trecho entre Belo Oriente e Governador Valadares, hoje sob concessão. “O governo federal tem total interesse em levar a duplicação até Governador Valadares. Estamos cada vez mais alinhados para que tudo dê certo”, afirmou Galvão.
Melhorias na BR-458 é essencial para o Vale do Aço e Leste mineiro
O deputado estadual Celinho Sintrocel também cobrou do DNIT a aceleração das obras de melhoria da BR-458, rodovia federal estratégica de 147 km que liga o Vale do Aço à BR-116. Com pista simples, tráfego intenso e trechos sinuosos, a via apresenta riscos agravados pela precariedade da sinalização. Segundo o DNIT, o trecho já está licitado, com contrato assinado e recursos previstos no orçamento. Prontos os projetos, a expectativa é concluir as intervenções – pavimentação, sinalização, drenagem, adequação de curvas e melhorias urbanas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo – até o fim do próximo ano. As obras visam aumentar a segurança, reduzir acidentes, facilitar o transporte de cargas e fortalecer a economia e a mobilidade do leste mineiro.