Prefeitura e CMDCA organizam o pleito que definirá os dez conselheiros que atuarão em novo mandato no município
No dia 1º de outubro, próximo domingo, os ipatinguenses poderão escolher em votação os conselheiros tutelares que atuarão no município no mandato de 2024/2027.
Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os membros dos conselhos são escolhidos por meio de eleições a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.
Urnas
Em 2023, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares em Ipatinga será realizada no Colégio Tiradentes, no Centro, de 8h às 17h. O pleito está sendo organizado pela Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Podem votar todos os eleitores do município em situação regular com a Justiça Eleitoral, munidos de seu título de eleitor e documento oficial de identidade.
Linha de frente
Ao todo, 18 candidatos estão na disputa, sendo dez titulares e os demais suplentes. O presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira Rodrigues, fala da importância do envolvimento da comunidade. “É muito importante a participação da população. Os conselheiros são a linha de frente na defesa das crianças e adolescentes. Eles são aqueles que dão o primeiro aconselhamento, que tomam as providências cabíveis, intervêm em casos de abusos, violências, abandono e situações de insegurança. Por isso é fundamental escolher pessoas que realmente se identifiquem com a causa”, pontua.
Apuração
Ainda de acordo com o presidente do Conselho, a apuração acontecerá logo após o encerramento da votação.