Em breve, a Drogaria Araújo vai abrir uma loja no centro de Timóteo

A construção está em andamento e, em breve, teremos mais novidades para a cidade. A rede não tinha nenhuma loja em Timóteo, mas pretende chegar a 12 unidades no Vale do Aço em médio prazo. A expansão para Minas Gerais também está nos planos da empresa.

 A localidade é Alameda 31 de Outubro, 8, Centro, em Timóteo (Antigo Restaurante Monte Alto)

A Drogaria Araujo prevê investir cerca de R$ 100 milhões na abertura de novas lojas em 2023. Ao todo serão inaugurados 50 pontos de vendas em diferentes cidades mineiras. A rede já conta com mais de 300 unidades espalhadas por quase 50 municípios do Estado e prevê a entrada em mais 11 diferentes localidades neste exercício. Com os aportes, quase mil postos de trabalho serão criados, somando-se aos aproximadamente 10 mil colaboradores da rede.

Os planos e expectativas para o ano não param por aí. Depois de alcançar a casa dos R$ 3 bilhões em faturamento em 2022, representando crescimento de 20% sobre o apurado em 2021, a empresa espera repetir o feito neste exercício e crescer outros 20%. Caso a projeção se confirme, a Araujo deverá encerrar 2023 com receitas de R$ 3,6 bilhões.

Segundo o diretor de estratégia digital e cliente, André Giffoni, os resultados promissores apurados pela empresa resultam de uma série de esforços e estratégias. Maior eficiência operacional – com o crescimento das chamadas lojas maduras (aquelas que possuem mais de dois anos de operação) -, melhoria do mix, oferta de serviços farmacêuticos propiciando um atendimento diferenciado aos clientes e ampliação das vendas nos canais digitais estão entre eles.

Loja Araujo de Timóteo na parte interna.

Diante deste contexto, Giffoni aposta que o próximo bilhão não deve estar longe de acontecer. “A Araujo fez seu primeiro bilhão com mais de 100 anos; alcançou o segundo com 114 anos e, agora, o terceiro, com 117 anos. Os espaços de tempo foram diminuindo e devem ser ainda mais curtos, mas sempre consistentes”, diz.

A abertura de novos pontos de vendas também colabora para esse crescimento. Mas o diretor ressalta a importância da solidificação das já existentes. Isso porque o varejo se amplia pela expansão da atuação ou das operações. E a estratégia da companhia é unir todas as forças.

Canais digitais já somam 10% do faturamento da Drogaria Araujo

Um dos caminhos que a rede encontrou de fazer isso foi, por incrível que pareça,reforçar os canais digitais de venda. É que as operações digitais da Araujo se alavancam e são alavancadas pelas lojas. “A maioria das vendas é para retirada em alguma loja ou sai de algum ponto de venda para entrega no endereço do cliente. Com isso, conseguimos um resultado interessante: 10% de participação no faturamento”, revela.

Foram R$ 300 milhões em 2022, crescimento de 34% em relação a 2021. E esse número não para de crescer. Apenas nos primeiros meses de 2023 os canais têm apurado alta de 137% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para dar continuidade a esse crescimento, a rede segue investindo. Uma das novidades para 2023 será um projeto em parceria com a Salesforce, companhia norte-americana que cria e oferece suporte a software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, para aprimorar e personalizar a jornada do consumidor, presencialmente ou a distância.

A rede também firmou parceria com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, que está dando suporte na revisão e reestruturação de estratégias por meio de uma consultoria completa, focada em todos os setores e operações da Araujo. O ponto de partida é a área digital, que vem dando saltos de crescimento.

Por fim, a companhia também quer ampliar o portfólio de atendimento. Neste sentido, o superintendente reforça que a rede vem trabalhando para se consolidar como um hub de saúde, onde é possível encontrar tanto serviços de prevenção a doenças como de assistência primária.

Além de vacinas, exames e testes, a Drogaria Araujo oferece atendimentos farmacêuticos, por meio dos quais o cliente recebe orientações personalizadas, faz exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico. Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, etc.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco