Só aqui notícias

Encontro “Força Estadual do SUS” é realizado em Timóteo

Com o objetivo de preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado de arboviroses, como Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta segunda-feira (17), o encontro da “Força Estadual do SUS”, no Vale do Aço.

O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Timóteo e teve como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da região. De acordo com André Luiz de Paula, superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o evento foi uma oportunidade de atualizar fluxos, protocolos, discutir o manejo adequado de arbovirose e outras doenças, além de revisar a otimização da assistência. “É bom lembrar que por meio de atendimento oportuno e qualificado, conseguimos evitar a ocorrência de óbitos por arboviroses”, reforçou o superintendente regional. 

Ainda segundo André Luiz de Paula, outras ações foram realizadas para combater as arboviroses no Vale do Aço. “Além desta ação, realizamos, na última semana, uma oficina voltada para os agentes de campo de combate às endemias, que estão diretamente nas residências. Além disso, o Estado vem fortalecendo a vigilância das arboviroses, com a implementação dos serviços com drones, utilizando a tecnologia para o reconhecimento e identificação de focos”, destacou o superintendente.

Para a secretária municipal de saúde, Érica Ferreira, o evento é relevante uma vez que capacita a equipe clínica do município e também das cidades vizinhas. “O resultado do nosso Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deu 4.7, resultado muito acima do esperado. Nós já estamos em alto risco. O evento explica o tratamento dessas doenças na prática e traz mais segurança quanto às tratativas quando o paciente for diagnosticado por alguma arbovirose”, enfatizou a gestora da pasta da saúde de Timóteo. 

Além disso, a secretária municipal de saúde, esclareceu a situação vivenciada pela cidade, com a suspeita de um paciente com febre amarela. “Nós detectamos um caso suspeito de febre amarela. Entramos com o plano de ação, fazendo as vistorias nas casas e nos bairros, por três dias. Gostaria de deixar público o meu agradecimento aos moradores de Timóteo, que abriram suas casas, colaboraram com a gente nos pontos de apoio, levando o cartão de vacina para ver se estavam já imunizados. Recebemos, nesta segunda-feira (17), o resultado negativo para febre amarela, para esse paciente que estava com a suspeita da doença”, informou Érica Ferreira.

Municípios em sintonia contra as arboviroses

Os 35 municípios que participaram do evento foram representados por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Vale destacar que os municípios presentes não pertencem apenas à região metropolitana do Vale do Aço ou do colar metropolitano, mas também da região de Caratinga e municípios no entorno, que são de responsabilidade também da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. 

Sete médicos e cinco enfermeiras realizaram palestras com o intuito de potencializar a atuação da Vigilância em Saúde em cooperação com as cidades em situação de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, surtos, entre outras situações relacionadas à saúde pública.

Ação em todo o estado

O Governo de Minas Gerais informou que segue com atenção especial voltada para as arboviroses. Segundo a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Ferraz, esta ação será realizada nas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de todo o estado.

Ainda de acordo com a diretora, além dos esforços do poder público, a população tem papel fundamental na diminuição dos casos. “Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas, onde as pessoas podem atuar evitando o acúmulo de água parada e descartando corretamente o lixo. Alguns minutinhos gastos durante a semana podem ter um impacto positivo, evitando que novos casos aconteçam”, finalizou Marcela Ferraz.

Compartilhar

    Divulgue seu negócio conosco