Escolas municipais de Timóteo dão show no desfile de 7 de Setembro

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Adevita/ Creia e Assistência Social também marcaram presença no evento realizado na Praça 1º de Maio

Os 201 anos de Independência do Brasil foi comemorado em Timóteo com um desfile cívico realizado em grande estilo no entorno da Praça 1º de Maio, bairro Centro Norte na manhã desta quinta-feira. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela praça para acompanhar o desfile, cujo tema deste ano foi “Grandes Escritores”.

O evento registrou também um tributo à escritora timoteense Zaíra de Carvalho, cuja homenagem abriu o desfile das escolas. Zaíra é autora da obra “História de Timóteo” – seu 13º livro, que registra a participação da comunidade na construção da cidade no período de 1835 a 2013 com relatos de muitos moradores antigos que vivenciaram os momentos destacados da formação do município.

Além do prefeito Douglas Willkys, do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro – Professor Vespa e de secretários municipais, o desfile contou com a presença do Major Maciel, comandante da 85ª Cia. PM de Timóteo; do Major Neimar e Tenentes Celestino e Canguçu representando o 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares; alunos, professores, diretores de escolas e centenas de famílias que foram acompanhar o desfile cívico.

Na abertura oficial o prefeito Douglas Willkys mencionou a sua alegria em retomar o desfile que foi interrompido por causa da pandemia. “É preciso manter essa chama, essa cultura viva em nossa cidade como forma de promovermos o civismo e a cidadania e reafirmar o nosso orgulho de sermos brasileiros”, declarou Douglas Willkys.

Após a fala do prefeito foi a vez da Corporação Musical Santa Cecília executar o hino nacional brasileiro dando início assim ao desfile dos alunos de escolas e representantes das instituições. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram os primeiros a desfilar.

O que se viu em seguida foi a evolução de nomes de escritores renomados como Cecília Meireles, Machado de Assis, Ruth Rocha (escritora brasileira de livros infantis), Ziraldo (escritor e cartunista), Vinícius de Moraes (poeta e compositor), a escritora, compositora, cantora e poetisa mineira Carolina Maria de Jesus, dentre outros.

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA)/ Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) também prestou uma homenagem a escritora, conferencista e ativista social Helen Adams Keller. De origem estadunidense Helen foi a primeira pessoa surdo-cega da história a conquistar um bacharelado.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo o evento de 7 de Setembro foi uma grade festa da cidadania e de reforçar os laços e símbolos da nossa pátria por meio da homenagem realizada aos grandes nomes da literatura, da poesia e das artes nacionais. “Gostaria de agradecer a todos os alunos, professores, diretores e trabalhadores da educação por essa bonita homenagem que prestamos nesta data”, disse Márcia Lessa.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco