A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou no primeiro semestre a Avaliação Nutricional dos estudantes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O Projeto, que tem por objetivo identificar o perfil nutricional dos alunos e possíveis desvios de crescimento e peso, se estendeu a toda a rede municipal, incluindo as Escolas, UMEIs e creches conveniadas, e os alunos da APAE, do Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (ADEVITA).
Os dados de peso e altura de mais de 7 mil alunos foram coletados por meio de visitas em cada instituição, no intuito de diagnosticar o percentual de estudantes com magreza acentuada; magreza; risco de sobrepeso; sobrepeso; obesidade e obesidade grave. A classificação foi feita de acordo com as recomendações da OMS para cada faixa etária e analisadas através do software WHO Anthro Plus. Cerca de 35,5% dos alunos avaliados estavam com algum grau de desvio nutricional, e poderão ser encaminhados para o acompanhamento nutricional individualizado.
O sobrepeso caracteriza um peso superior ao saudável para a faixa etária, enquanto a obesidade inclui também o excesso de gordura corporal, na maioria dos casos, com concentração abdominal e visceral. Ambos são fatores de risco para o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e hipercolesterolemia, explica a nutricionista Luiza Florêncio.
Considerando a importância da formação de hábitos saudáveis na fase escolar, as nutricionistas da Secretaria de Educação acreditam que a iniciativa permitirá um melhor planejamento das ações de educação alimentar e nutricional, bem como adaptações nos cardápios e porcionamento de acordo com a prevalência de desvios nutricionais em cada instituição.