FIFA vistoria Ipatingão e Usipa e avalia Ipatinga como centro de treinamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

FIFA avalia Ipatinga como base para seleções da Copa Feminina 2027 soaquinoticias

Equipe técnica esteve na cidade nesta quarta-feira (10 de setembro) para inspecionar estruturas esportivas e considerar o município do Vale do Aço como possível base de Seleções.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizou, nesta quarta-feira (10), vistorias no Estádio João Lamego Netto (Ipatingão) e no complexo esportivo da Usipa, em Ipatinga (MG), para avaliar a cidade do Vale do Aço como possível Base para seleções da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será disputada no Brasil.

Segundo orientações da própria FIFA para inspeções, as visitas têm caráter estritamente técnico, com foco na análise das instalações, presença de responsáveis pela gestão e manutenção dos gramados e verificação de equipamentos e sistemas (como irrigação e iluminação). A entidade estabelece ainda regras de comunicação: a imprensa não participa da vistoria e, após a conclusão, apenas um registro fotográfico oficial pode ser divulgado mediante aprovação do departamento de Comunicação da FIFA.

Os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) funcionam como a “casa” das equipes durante a competição e envolvem a combinação de campo, hotel e logística de acesso. Entre os pontos valorizados pelas delegações estão campos de alto padrão (preferencialmente dois gramados de 105 m x 68 m, com área de escape), vestiários adequados, privacidade e exclusividade, iluminação para treinos noturnos e infraestrutura de imprensa. A FIFA também ressalta critérios de deslocamento curto entre hospedagem e campo (na ordem de 20 a 30 minutos) e proximidade a aeroporto (até cerca de 60 minutos).

De acordo com o processo apresentado em workshops técnicos, os CTS aprovados compõem um catálogo que é avaliado pelas seleções. Cada equipe visita opções de interesse e envia suas preferências à FIFA, que então confirma a alocação final dos centros de treinamento para as 32 seleções participantes do torneio.

A orientação operacional da FIFA para os locais inspecionados inclui limpeza e conservação das áreas, acessos desobstruídos, disponibilidade de projetos e plantas (especialmente de iluminação, irrigação e drenagem), além da presença de equipes capazes de esclarecer reformas, capacidades e melhorias planejadas.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco