Nesta desta quinta-feira (18) o prefeito de Timóteo Douglas Willkys esteve na sede da Cemig, em Belo Horizonte, para denunciar novamente o descaso em relação ao excesso de fios instalados nos postes da cidade.
O excesso de fios nos postes, muitas vezes rompidos, além da poluição visual causada na paisagem da cidade coloca em risco a segurança da população haja vista que o emaranhado pode ocasionar acidentes como a que ocorreu com um adolescente que teve o seu pescoço cortado por um cabo de Internet.
Na agenda realizada na capital mineira Douglas Willkys foi recebido pela gerente de Relacionamento Institucional da empresa, Polliana Jeruza, que se colocou à disposição para encaminhar todo o material para o setor responsável, bem como cobrar uma solução para a situação relatada. Ela explicou que a maioria dos fios não possuem identificação das companhias, o que é obrigatório por lei. Isso, segundo Polliana, dificulta a punição das empresas pela Cemig.
Durante a reunião o prefeito Douglas apresentou um relatório detalhado sobre os postes da cidade que estão com acúmulo de fios. Esse documento também reproduziu as reportagens e vídeos dos acidentes que ocorreram pelo excesso de fiação nos postes.
A presença de fios e cabos soltos nos postes espalhados pela cidade de Timóteo é um problema recorrente em diversos bairros e tem levado a ocorrência de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo ciclistas e motociclistas.
Na tentativa de buscar uma solução para o problema, além da reunião realizada pelo prefeito na sede da Cemig, a Câmara de Vereadores por meio de um requerimento dos vereadores Wladimir Careca e Adriano Alvarenga realiza na sexta-feira (19) uma audiência pública para discutir esse assunto. Para essa reunião foram convidados representantes da Cemig no Vale do Aço, das empresas de telecomunicações e de internet.