Só aqui notícias

Guarda Civil de Ipatinga inicia teste final para definição de membros aprovados

Alunos são avaliados em curso de cinco meses, ministrado por empresa especializada

Os 120 candidatos selecionados em várias fases anteriores para compor a Guarda Civil de Ipatinga iniciaram nesta segunda-feira (6), no auditório do Hospital Municipal, o último teste para definição dos membros que vão compor a corporação: o curso de formação. São 96 homens e 24 mulheres participando. 

A previsão do governo municipal é iniciar o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) em abril de 2024. Até lá, os candidatos terão que provar que possuem conhecimento, técnica e preparo físico e mental para agirem nas ruas, como verdadeiros agentes públicos de segurança. É preciso ser aprovado nesta última etapa para ingressar na guarda. Caso contrário, o aluno será desclassificado.

Na solenidade da aula inaugural, fizeram-se presentes, além do Executivo, representantes das forças de segurança da cidade, do Legislativo e do Ministério Público. 

O secretário de Governo Everton Campos (representando o prefeito Gustavo Nunes) agradeceu a presença de todos e salientou o quanto este momento é especial para a administração municipal, que cumpre mais um compromisso do Plano de Governo: “A sociedade de Ipatinga aguarda ansiosa pela GCM. Foi uma promessa de campanha implantar a guarda, e ela está sendo cumprida. Esperamos que a sociedade já perceba nos próximos meses como essa estrutura poderá contribuir para ajudar a proteger o patrimônio público e também os cidadãos”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ley do Trânsito, garantiu a parceria do Legislativo em todos os processos de implantação da guarda: “A Câmara Municipal de Ipatinga não vai faltar em nenhum momento para que a Guarda Civil tenha plenas condições de atuar, aprovando os orçamentos que serão necessários. Esta é, certamente, uma Guarda Civil que nasceu pra ficar”, projetou.

O Promotor de Justiça Bruno Schiavo exaltou a importância da Guarda Municipal como integrante das forças de segurança do município. “O Ministério Público está ciente do louvor que representa esta iniciativa e deseja aos alunos aqui presentes que tenham a melhor formação possível pelo bem da sociedade”.

O curso de formação dos Guardas Civis Municipais já começa nesta terça-feira (7), com aulas de Direito, Cidadania, Direitos Humanos, Sociologia e outros temas ligados ao exercício da função. As aulas serão ministradas no auditório da Faculdade Única. Nesta primeira chamada, são 120 alunos, mas o contingente da guarda pode chegar a 200.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Cel. Warley Silva, assegura que o município terá uma Guarda Civl de primeiro nível. “Estes alunos receberão a capacitação necessária, com professores formados e especializados, para que tenhamos uma Guarda Civil dee referência em Minas Gerais e no Brasil”.

Aluna do curso, Thaís Gomes está otimista com a formação: “Estamos aqui aprendendo o que precisamos para servir à população de Ipatinga com conhecimento e toda a nossa dedicação”, disse.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco