O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente queda de números de pessoas doentes por essa enfermidade está fazendo com que os hospitais voltem a registrar crescimento em importantes indicadores, mostrando sinais de recuperação e de retomada do atendimento às numerosas demandas.
Em Timóteo não é diferente e o Hospital Municipal está retomando de forma gradativa e escalonada as cirurgias eletivas pelo SUS. A iniciativa visa atender de forma responsável a uma demanda de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos não emergenciais e que ficaram em suspenso no período.
O processo de realização das cirurgias eletivas segue um roteiro previamente estabelecido na qual o usuário a partir de uma consulta na unidade de saúde ou com médico especialista recebe a autorização de internação hospitalar definindo qual a cirurgia indicada. Em seguida a documentação dá entrada no setor de Regulação / TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e também passa pelo médico regulador que estabelece as prioridades e as encaminha para o hospital que realiza uma nova avaliação.
“Retomar de forma efetiva as cirurgias eletivas no Hospital Municipal de Timóteo é uma grande conquista após um período em que praticamente todos os esforços foram voltados para o enfrentamento da pandemia”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos. Essa retomada é de suma importância para a população local, proporcionando acesso a procedimentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
É importante ressaltar que, em alguns casos, a gravidade do estado de saúde do paciente inviabiliza a realização imediata da cirurgia. Situações em que o paciente apresenta condições clínicas delicadas, como risco iminente de infarto, demandam cuidados adicionais antes da intervenção cirúrgica. Nestes casos, o paciente é encaminhado para outros procedimentos prévios, visando estabilizar seu quadro de saúde antes de realizar a cirurgia.
Devid Ataíde de Souza Martins, enfermeiro assistencial do centro cirúrgico, destaca a importância desse avanço para a população. “Estamos sempre atentos e dedicados em oferecer o nosso melhor. A volta das cirurgias eletivas em nossa cidade é um marco significativo na nossa profissão, pois sabemos o quanto isso impacta positivamente na vida dos pacientes”, comentou.
O diretor do HMT, Belmiro Costa, por sua vez, entende que a retomada das cirurgias eletivas reafirma o compromisso da unidade em oferecer serviços de saúde de qualidade e atendimento eficiente à comunidade local. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a melhoria do sistema de saúde como um todo, garantindo o acesso igualitário e oportuno aos procedimentos cirúrgicos necessários.