Clube mantém foco depois de duas frustações em certames da temporada
Ao final de 2023, a temporada esportiva trazia como destaque da principal competição de futsal da cidade consagrado como campeã a equipe do Independente, título inédito da modalidade. Já na temporada 2024, a equipe do Independente, novamente chegou à grande final do certame municipal, mas, foi superado pelo time do SPURS e ficou com o vice-campeonato da atual temporada. E ainda, em 2024, o Independente, na fase semifinal do campeonato de futebol amador do setor 7, foi eliminado pela equipe do Macuco – campeã da temporada 2024.
Mas, os dois revezes anteriores não desestimularam a diretoria e jogadores do Independente, tradicional equipe do setor 7, bairro Recanto Verde, que mantiveram o foco e chegaram á grande final do Campeonato Verão 2024. Num jogo muito disputado, a equipe venceu o time do João XXIII pelo placar de 2×0 e sagrou-se campeão do Campeonato Verão 2024 – certame que abrange equipes de todas as regionais da cidade, que não são filiadas à Liga Acesitana de Desportos (LAD).
O Campeonato Verão é dos mais tradicionais eventos esportivos da cidade de Timóteo, iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria Municipal de Esporte, Cultua e Lazer de Timóteo, além de integrar o calendário oficial de eventos do município. Na edição 2024, participaram da competição 13 times: A. C. City, Gameleira, Unidos, Japão, 29 de abril, Independente, Lagoano, Ideia Furada, Real Maroto, Cava Grande, João XXIII, Ana Moura e Implacável. Após a fase classificatória, as equipes participaram de jogos no sistema mata x mata, quando só prosseguiram, para a grande final da competição, as equipes vencedoras das fases quartas-de-finais e semifinais. As finalistas foram as equipes do Independente, contra a equipe do João XXIII, depois de eliminarem os semifinalistas A. C. City (Jaguaraçu) e 29 de abril – campeão da temporada 2023.
Num jogo muito equilibrado e muito truncado nas disputas, as duas equipes buscaram o gol o tempo todo, mas a equipe do Independente contou com a habilidade de seu atacante e artilheiro da competição, Bryner Batista, que abriu o placar ainda no primeiro tempo e que foi ampliado, na segunda etapa, com um gol de Gabriel de Oliveira. Com esse placar, a equipe ainda pôde contar com seu goleiro Felipe Kleber “Goiaba”, que defendeu um pênalti antes do encerramento da grande final.
A solenidade de premiação foi prestigiada pelo Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, Professor José Vespasiano Cassemiro, Professor Vespa e equipe da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer: Professores Cláudio Gualbertto, Thiago Félix Pereira e Stéfano Araújo.
PREMIAÇÃO
ARTILHEIRO: Bryner Batista (Independente)
MELHOR GOLEIRO: Maick Douglas (João XXIII)
CAMPEÃO: INDEPENDENTE
VICE-CAMPEÃO: JOÃO XXIII