Só aqui notícias

Ipatinga avança rumo a uma nova concessão de água e esgoto

Na última quarta-feira (8), o município de Ipatinga deu um passo significativo em direção à abertura do edital para a nova concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário. Durante a assembleia da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), o prefeito Gustavo Nunes abordou a situação atual com a concessionária vigente, destacando problemas identificados e a necessidade de uma mudança.

Com a aprovação unânime dos membros na assembleia, o município agora está autorizado a sair do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Vale do Aço. Este movimento marca uma mudança significativa após quase 50 anos de controle da Copasa na cidade, cujo contrato original foi firmado em 1974. O novo processo licitatório visa redução de tarifas e melhorias substanciais na qualidade dos serviços prestados.

O contrato anterior com a atual concessionária expirou em fevereiro de 2022, levando Ipatinga a preparar um novo edital em conformidade com as diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020). Com a aprovação na assembleia da ARMVA, a próxima etapa será a submissão à Câmara de Vereadores da proposta de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (Lei Ordinária 3.626/2016), impulsionando a estruturação da nova concessão.

Durante a assembleia, o prefeito Gustavo Nunes destacou a urgência da mudança, enfatizando a defasagem do contrato atual em relação à realidade da cidade. “Estamos caminhando para que, após a licitação, tenhamos um novo contrato em vigor com planos de investimentos, metas e prazos para conclusão”, ressaltou o prefeito. Ele também mencionou a alta taxa de desperdício de água pela concessionária atual, aproximadamente 50%, e como essa situação impacta nos custos para o consumidor final.

Em uma apresentação detalhada pelo secretário adjunto da pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Heverton Rocha, ficou evidente que a saída do município do Sistema Integrado não causará prejuízos aos outros municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço. Este movimento representa um passo significativo na busca por uma gestão mais eficiente e uma prestação de serviços de saneamento de alta qualidade para a população de Ipatinga.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco