Um morador do bairro Santa Maria, em Timóteo, foi vítima de um golpe financeiro que resultou na perda de mais de R$ 16 mil. De acordo com o relato, o golpe teve início no dia 17 de dezembro de 2024, quando a vítima recebeu uma proposta aparentemente legítima do Banco Santander para a compra de suas dívidas de empréstimo de outro banco. A proposta, que parecia vantajosa, levou a vítima a fornecer informações pessoais e bancárias.
No entanto, no dia 27 de dezembro de 2024, o valor de R$ 16.955,86 foi inesperadamente debitado da conta do morador no Sicoob, referente a um empréstimo do BRB – Banco de Brasília, que ele não havia solicitado ou autorizado. Preocupado, o morador entrou em contato com o número fornecido durante a transação e foi orientado pelo suposto atendente a estornar o valor para a conta da “gerente” da instituição, como condição para o cancelamento do débito.
Mesmo após realizar o estorno solicitado, o cancelamento não foi efetuado e, para sua surpresa, a vítima ainda constatou que um empréstimo consignado foi feito em seu nome junto ao INSS, também sem sua autorização. Ao buscar esclarecimentos junto ao BRB, foi instruído a registrar uma ocorrência policial e encaminhá-la ao banco para tentar resolver o problema.
O caso destaca a crescente incidência de golpes envolvendo instituições financeiras e a vulnerabilidade de clientes que, muitas vezes, acabam caindo em armadilhas bem elaboradas. A polícia orienta a população a redobrar os cuidados ao fornecer dados pessoais e bancários, especialmente em casos de contato não solicitado, e sempre verificar a autenticidade de qualquer proposta por meio dos canais oficiais das instituições.