Uma mulher foi atingida por um meteorito enquanto tomava café e conversava com uma amiga na varanda de sua casa em Schirmeck, na França. O incidente ocorreu em 6 de julho, uma quinta-feira, por volta das 4 da manhã, horário local. Ela relata ter ouvido um barulho vindo do telhado antes do fragmento cair sobre ela.
Em entrevista à imprensa local, a mulher, que não foi identificada, disse ter sentido um “choque nas costelas”. Apesar do susto, ela afirma não ter ficado ferida. Inicialmente, ela pensou que o objeto fosse um animal ou um pedaço de cimento, mas ficou intrigada com a cor do objeto. Decidindo investigar melhor, ela entregou o objeto a um telhadista para análise.
Após examinar o material, o telhadista informou à mulher que o objeto não era feito de cimento e parecia ser um meteorito. Posteriormente, ela entregou o objeto ao geólogo Thierry Rebmann, que confirmou que a rocha parecia conter uma mistura de ferro e silício, indicando ser um meteorito. O fragmento encontrado pesava pouco mais de 100 gramas.
“Encontrar um meteorito já é raro, mas ter um caindo do céu sobre si é algo praticamente único”, afirmou Rebmann. “Há décadas que não temos casos assim em nossa região. Essa pedra parece uma rocha vulcânica. Ela atravessa a atmosfera terrestre e é torrada devido ao oxigênio e ao atrito. É o que chamamos de estrela cadente.”
De acordo com o geólogo, quedas de meteoritos não são incomuns, porém, casos de impacto em seres humanos são “extremamente raros, com chances estimadas em uma em bilhões”. O primeiro caso confirmado ocorreu nos Estados Unidos, há quase 70 anos, quando Ann Hodges, do Alabama, foi atingida por um meteorito de 3,5 quilos. O impacto a deixou com hematomas graves.