O Município de Timóteo foi escolhido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais para o desenvolvimento do programa de Atração de Investimentos. Timóteo é a primeira cidade a formalizar o convênio com o Sebrae e será a base do projeto piloto do Sebrae no Estado de Minas Gerais.
O programa inclui diagnóstico das potencialidades, infraestrutura, logística, legislação adequada entre outros requisitos com o foco na gestão municipal, desburocratização e definição de uma estrutura com fluxo de processos. A iniciativa prevê a implantação em cinco etapas com preparação, prospecção, negociação, implantação e operacionalização. O prazo para a implementação do projeto é de oito meses.
Na última semana o prefeito Douglas Willkys, ao lado do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, e membros da equipe técnica da Prefeitura se reuniram com representantes do Sebrae dentre os quais o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros Rogério Corgosinho, do gerente da regional Rio Doce e Vale do Aço Fabrício César Fernandes, do analista Alessandro Lima, entre outros.
O prefeito Douglas lembrou que a sua gestão possui um histórico de parcerias com o Sebrae o que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Ele destacou a Sala Mineira do Empreendedor que funciona no Paço Municipal; o convênio para educação empreendedora nas salas de aula da rede municipal de ensino; e o suporte na capacitação sobre a nova lei de compras públicas por meio de pregão eletrônico.
O programa de atração de investimentos vai ao encontro da política da atual gestão do Município de desenvolver projetos socioeconômicos transformando o ambiente mais atrativos para novos negócios e incentivando também a expansão dos atuais já instalados no município. Antes da atual gestão tomar posse não existia uma Secretaria voltada para o Desenvolvimento Econômico. A pasta foi criada no atual mandato e inclui também Turismo e Agricultura.
O Sebrae colocará à disposição um consultor que irá trabalhar com uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Timóteo e cujo trabalho estará focado na estruturação de alguns marcos legais da cidade como o código de obras, código de saúde, código tributário, plano diretor, etc, facilitando e simplificando a legislação na emissão de alvarás como forma de atrair investimentos com geração de emprego e renda, hoje uma das principais demandas do município.