Lateral-direito está preso na Espanha há um ano
Preso na Espanha desde janeiro de 2023, acusado de agredir sexualmente uma mulher de 23 anos em uma casa noturna, Daniel Alves recebeu ajuda financeira e jurídica do atacante Neymar e de sua família. O camisa 10 da seleção brasileira teria enviado 150 mil euros (R$ 800 mil) para ajudar o lateral-direito a pagar uma multa à Justiça espanhola.
Daniel Alves ainda não foi condenado, mas caso se confirme a acusação, o valor enviado por Neymar poderá reduzir a pena do lateral. Isso se dá em decorrência do Código Penal da Espanha, que prevê o pagamento de um valor como indenização para reparar os danos causados pelo autor.
Segundo o portal UOL, Gustavo Xisto, representante jurídico das empresas do pai de Neymar, foi constituído como procurador de Daniel Alves no dia 28 de junho de 2023. Na ocasião, o jogador exonerou Dinorah Santana, ex-esposa do lateral, da gestão do patrimônio do atleta.
A Justiça espanhola marcou o julgamento de Daniel Alves para ocorrer ainda neste mês. Caso seja condenado, a pena para este tipo de crime no país é de até 12 anos de reclusão.