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O Fusca está de volta? GWM vence VW na justiça e pode trazer ‘Fusca chinês’ ao Brasil

Em uma reviravolta surpreendente, a GWM, fabricante chinesa de automóveis, superou a gigante alemã Volkswagen em uma batalha judicial e ganhou o aval para trazer o ‘Fusca chinês’ ao Brasil1.

Desde que o novo Fusca saiu de linha mundialmente, em 2019, rumores de que um dos carros mais icônicos do mundo voltaria em uma versão elétrica circulam na internet. A Volkswagen nunca endossou os boatos, até que a GWM, em 2021, decidiu realizar o sonho de muitos entusiastas: apresentou uma ‘réplica’ chinesa a baterias, o Ora Punk Cat, que no ano seguinte chegou ao mercado como Ora Ballet Cat – uma versão mais feminina do conceito1.

Após apresentar a novidade no Salão de Xangai, na China, a GWM registrou o veículo no Brasil junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). No entanto, a Volkswagen não gostou nada da ideia de um ‘Fusca chinês’ à venda no mercado brasileiro e entrou com uma liminar em caráter de urgência para anular o registro1.

A Volkswagen argumentou que o Ora Ballet Cat se trata de “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”1. Já a defesa da GWM não negou a inspiração1.

A GWM disse que não tem planos de comercializar o Ora Punk Cat ou Ballet Cat no Brasil, mas que, “até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo”1.

Agora, com a vitória na justiça, a GWM tem o caminho aberto para trazer o ‘Fusca chinês’ ao Brasil, caso decida fazê-lo. Será que veremos o retorno do Fusca, agora em uma versão elétrica e chinesa? Só o tempo dirá.

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