Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master

Oposição reúne assinaturas para CPMI investigar Banco Master soaquinoticias

A oposição no Congresso Nacional reuniu, nesta quarta-feira (31/12), o número necessário de assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar o Banco Master.

Ao todo, 28 senadores e 177 deputados federais assinaram o requerimento, que é encabeçado pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Apesar do apoio parlamentar suficiente, a instalação da CPMI ainda depende de ato do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A iniciativa ganhou força entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a repercussão de uma suposta relação entre o Banco Master — liquidado pelo Banco Central sob acusação de fraudes — e o escritório de advocacia ligado à esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Segundo informações divulgadas, o escritório Barci de Moraes Advogados teria sido contratado pelo banco, comandado por Daniel Vorcaro, por um valor de R$ 129 milhões. O contrato previa o pagamento em 36 parcelas mensais, a partir de 2024, o que representaria cerca de R$ 3,6 milhões por mês ao escritório chefiado por Viviane Barci de Moraes.

A oposição defende que a CPMI é necessária para apurar possíveis irregularidades e esclarecer as circunstâncias envolvendo o banco e os contratos firmados antes de sua liquidação.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco