O prefeito de Timóteo Douglas Willkys e o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro – Professor Vespa assinaram na tarde desta segunda-feira (27) ordem de serviço para a reforma e adaptação das cozinhas das escolas e creches da rede municipal de ensino. A ordem de serviço nº 25/2023 foi assinada na presença de alguns diretores na sala de reunião da Prefeitura. O serviço será executado pela Construtora Mutirão no valor de R$ 456.490,00 (PG 525/23).
As obras serão realizadas por etapas, sendo que as primeiras contempladas são o CMEI-EJA, a Escola de Educação Infantil João Bolinha e a Creche do Cachoeirinha; etapa 2 – Escola Monteiro Lobato e IMETT; 3 – Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza, Escola José Moreira Bowen, Escola Angelina Alves de Carvalho, UMEI Angelica Araújo Costa; 4 – Escola Municipal Limoeiro, Escola Clarindo Carlos Miranda, MAMP, UMEI Ruimar Bertelli Machado; e 5 – UMEI Cantinho da Descoberta, Escola Novo tempo, Escola Cecília Meireles e escola Municipal.
De acordo com o prefeito Douglas Willkys esses investimentos se somam aos recursos que têm sido aportados nas escolas da rede municipal de ensino como a reforma de instalações e quadras esportivas, instalação de sistema de segurança com câmeras de videomonitoramento segurança e concertinas; aquisição de novos computadores; distribuição de livros e de kit de uniformes, material escolas e saúde bucal; e implantação de usinas fotovoltaicas para a geração de energia da captação solar.
Acessibilidade
Além da reforma das cozinhas também está foi autorizada por meio de ordem de serviço obras de acessibilidade em todas as unidades educacionais do município. Para estas intervenções, que preveem rebaixamento de meio-fio e de ambientes internos. Em alguns casos serão instaladas plataformas elevatórias como na Biblioteca Municipal Raquel Pacífico Drumond, dentre outras. O investimento em acessibilidade nas escolas e creches é da ordem de aproximadamente R$ 600 mil.
Climatização
Outra boa notícia repassada aos diretores pelo secretário de Educação, Professor Vespa, é o início da climatização das salas de aulas em toda as escolas. A previsão é que algumas unidades comecem a receber os equipamentos a partir de fevereiro nas escolas que já estão dotadas com estrutura e rede elétrica adequadas. Em outros casos, a Cemig precisará avaliar a capacidade da rede das escolas para a implantação dos equipamentos.
Professor Vespa também reiterou que para 2024 estão garantidas a entrega de novos kits de uniformes, material escolar e de saúde bucal, seguindo o modelo distribuído, de forma inédita, no início deste ano a todos os seis mil alunos, incluindo os alunos das creches.